Logo FUNBIO - Fundo Brasileiro para a BiodiversidadeLogo FUNBIO
assinar newsletter
PT EN
  • Home
  • Programas e Projetos
    • Em Andamento
    • Concluídos
  • Chamadas de Projetos
  • Bolsas FUNBIO
  • Agências
    • Agência GEF
    • Agência GCF
  • Biblioteca
  • Institucional
    • Quem somos
    • Nossas conexões
    • Contato
    • Ouvidoria
    • Imprensa
    • Equipe e conselho
    • Seja um parceiro
    • Parceiros
    • Trabalhe conosco
    • Manual de Marca
    • 25 anos
  • Notícias
  • Compras e contratações
  • Transparência
    • Auditoria Funbio
    • Auditoria Programas e Projetos
    • Relatórios anuais
    • Transparência e Igualdade
    • Certidões
    • Políticas e Salvaguardas

Notícias

Home - Notícias - Consórcio Babaçu Livre fortalece trabalho de mulheres Quebradeiras de Coco no Maranhão e Tocantins

Compartilhe :

COPAÍBAS

Subprojetos apoiados Chamadas de Projetos Mídias e notícias Biblioteca Compras e contratações Ouvidoria
voltar

Notícias

02/03/2026

Consórcio Babaçu Livre fortalece trabalho de mulheres Quebradeiras de Coco no Maranhão e Tocantins

Com grande presença no Cerrado brasileiro, a imponente Palmeira Babaçu tem papel fundamental na sobrevivência das comunidades tradicionais que vivem nas regiões norte, nordeste e centro-oeste. Da árvore podem ser aproveitadas as folhas, o fruto e a riquíssima castanha de babaçu. Todo o trabalho é feito, majoritariamente, pelas Quebradeiras de Coco Babaçu, mulheres que veem o trabalho rural como forma de sustento e de preservação ambiental. Desta visão, nasceu o Consórcio Babaçu Livre, apoiado pelo COPAÍBAS por meio do projeto “Plano de Desenvolvimento Sustentável do Consórcio Babaçu Livre”, que fortalece o trabalho de 17 organizações de base no Maranhão e Tocantins.

O projeto começou a ganhar forma em 2021, mas só no ano seguinte conseguiu a verba necessária para iniciar o trabalho efetivamente. Mayk Arruda, neto e filho de Quebradeiras, é assessor institucional da Central do Cerrado, a responsável por pensar e executar a criação do consórcio. “Em 2021 recebemos um aporte financeiro que deu o pontapé inicial para a criação do Consórcio Babaçu Livre, que na época ainda era chamado de Rede Babaçu. Começamos apoiando 12 organizações de base”, conta Arruda.

Em 2023, o Consórcio foi selecionado pelo Programa COPAÍBAS em um modelo inovador que permite a execução dos 24 primeiros meses de um Plano de Desenvolvimento desenhado para cinco anos. “O apoio possibilitou que a gente pudesse seguir com a implementação do consórcio, ampliando a nossa visão para o futuro. O investimento em infraestrutura, assistência técnica e rastreabilidade possibilitado pelo Programa foi fundamental para o consórcio. No último ano, aumentamos o número de organizações, chegando a 17, e abrangemos mais de 1.270 famílias”, comemora.

E a presença feminina ainda é majoritária dentro das organizações cooperadas: 12 são exclusivamente geridas por mulheres que mantêm vivo o ofício passado entre gerações. Inclusive, a categoria de Povos e Comunidades Tradicionais (PCT) é uma das únicas denominadas no feminino, uma vez que são as mulheres que sempre estiveram na linha de frente pela busca de mais direitos e de apoio para a extração das matérias primas usadas na produção de cosméticos, alimentos e artesanatos. O óleo de babaçu, produto mais cobiçado, foi o primeiro produto extrativista com certificação orgânica e as organizações que compõem o Consórcio negociam com empresas internacionais desde a década de 90.

“O interesse pelo óleo de babaçu e outros insumos tem crescido nos últimos anos e, por isso, o apoio de programas como o COPAÍBAS é fundamental. Graças ao trabalho de estruturação das agroindústrias, realizado com verba do Programa, foi possível atender a demanda de um dos nossos maiores compradores que aumentou a compra de 200 para 450 toneladas em um ano”, celebra Mayk.

Certificações e participações em feiras internacionais

O apoio do Programa também foi decisivo para a emissão da certificação UEBT, responsável por avaliar e atestar que os ingredientes comercializados são colhidos e cultivados respeitando a biodiversidade. O certificado foi emitido para a Cooperativa dos Pequenos Produtores Agroextrativistas de Lago do Junco (COPPALJ), que centraliza em grande parte a comercialização dos produtos produzidos pelos cooperados do consórcio.

No ano de 2026, o consórcio amplia suas barreiras e mantêm a sua participação na BioFach, maior feira de produtos orgânicos da Europa, pelo terceiro ano consecutivo e têm presença confirmada pela primeira vez na in-cosmetics Global 2026, feira de cosméticos com maior relevância mundial, que será realizada em Paris no mês de abril. “Nossa expectativa para essas feiras é sempre gerar negócios que sejam positivos para os cooperados e negociar os produtos do babaçu com respeito e dignidade”, afirma Mayk, “Na BioFach foram negociados 12 containeres de óleo de babaçu, cerca de 170 toneladas, o que superou as nossas expectativas. Então, vamos chegar em abril muito animados, mas com o pé no chão”, finaliza.

Projetos relacionados: COPAÍBAS
Categoria: Notícias

ENDEREÇO

Rio de Janeiro:
Rua Voluntários da Pátria, 286 5º andar

Botafogo
22270-014 Rio de Janeiro, RJ

 

Brasília:

SCN – Setor Comercial Norte – Quadra 04 – Pétala A – Sala 401

Ed. Centro empresarial Varig

70714-900 Brasília, DF

 

CONTATO

Tel: +55 21 2123-5300
Fax: +55 21 2123-5354

Tel: +55 61 3797-8200

AVISO DE PRIVACIDADE

ÁREA EXCLUSIVA

Intranet

ÉTICA

Ouvidoria
Políticas e Salvaguardas

NGOsource - Equivalency Determination on File
Logo FUNBIO  © 2017 FUNBIO – Fundo Brasileiro para a Biodiversidade
Logo OKN Group - Desenvolvido por OKN