assinar newsletter
PT EN
  • Home
  • Programas e Projetos
    • Em Andamento
    • Concluídos
  • Chamadas de Projetos
  • Bolsas FUNBIO
  • Agências
    • Agência GEF
    • Agência GCF
  • Biblioteca
  • Institucional
    • Quem somos
    • Nossas conexões
    • Contato
    • Ouvidoria
    • Imprensa
    • Equipe e conselho
    • Seja um parceiro
    • Parceiros
    • Trabalhe conosco
    • Manual de Marca
    • 25 anos
  • Notícias
  • Compras e contratações
  • Transparência
    • Auditoria Funbio
    • Auditoria Programas e Projetos
    • Relatórios anuais
    • Transparência e Igualdade
    • Certidões
    • Políticas e Salvaguardas

Notícias

Home - Notícias - COPAÍBAS apoia a conservação socioambiental do Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu

Compartilhe :

COPAÍBAS

Subprojetos apoiados Chamadas de Projetos Mídias e notícias Biblioteca Compras e contratações Ouvidoria
voltar

Notícias

24/06/2025

COPAÍBAS apoia a conservação socioambiental do Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu

Foto: Mariana Menezes/FUNBIO
Foto: Mariana Menezes/FUNBIO
1/20

Em junho, o Programa COPAÍBAS apoiou o Conexões do Sertão – Encontro de experiências no Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu, para conectar instituições públicas, privadas, organizações da sociedade civil, academia, comunidades tradicionais, indígenas e quilombolas para fortalecer a integração entre organizações que atuam pela conservação desse território. O mosaico é um conjunto de áreas protegidas na margem esquerda do Rio São Francisco, entre as regiões norte e noroeste de Minas Gerais e parte do sudoeste da Bahia. Com área de 1.783.799 hectares, envolve Unidades de Conservação (UCs) ambiental, comunidades tradicionais e a Terra Indígena Xakriabá.

O Programa COPAÍBAS apoia a consolidação de cinco UCs na região: Parque Estatual (PE) Veredas do Peruaçu, PE Serra das Araras, Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Veredas do Acari, PE Verde Grande e PE Lagoa do Cajueiro; além de duas cooperativas com atuação socioambiental – Grande Sertão e Copabase e uma associação, o Núcleo do Pequi, além de um projeto de Gestão Territorial e ambiental na Terra Indígena (TI) Xakriabá e dois projetos de manejo integrado do fogo que estão começando.

Paula Ceotto, gerente do Programa COPAÍBAS, falou sobre a presença na região. “Os projetos e eixos de atuação do COPAÍBAS reforçam a diversidade, relevância e riqueza das iniciativas socioambientais implementadas no mosaico. Fortalecendo esse coletivo e a integração entre as instituições é uma forma de fortalecer o próprio território, quem sabe gerando novas ideias, conexões e ações”, afirma.

O evento, que aconteceu de 9 a 11 de junho, no Instituto Federal – Campus Januária MG, foi realizado pelo Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Instituto Estadual de Florestas (IEF), com apoio do Instituto Ekos Brasil e Programa COPAÍBAS.

Laíssa Viana, do IEF, conta que já existem muitas iniciativas que trabalham de forma independente no território. “A proposta é que seja um começo para que os projetos e instituições da região, que se complementam, possam trocar experiências de boas práticas a partir desse encontro e possam se ajudar e atuar em conjunto”, afirma.

As distâncias dificultam as trocas sobre o que já é feito no mosaico, que conta com 4 milhões de hectares em sua área estendida, como ressalta Damiana Campos, da Rede de Mosaicos de Áreas Protegidas (REMAP). “O encontro facilitou sinergias, inspirando o olhar para o que já tem sido feito e ajudando que se comece a se reconhecer como um grande projeto de conservação. É manejo, cuidado e história. Que seja o primeiro de muitos encontros”, conclui.

Na expectativa de sair com novas conexões e ideias para o futuro, a presidente do Instituto Ekos Brasil, Ana Moeri, afirma que o ganho do encontro está justamente na união e na cooperação entre instituições que atuam nessa região. “Conectar experiência, alinhar esforços e captar recursos de forma integrada é o caminho para fazermos mais e melhor”, destaca.

A criação do Mosaico Sertão Veredas – Peruaçu busca conciliar a proteção da biodiversidade à valorização cultural e social das comunidades, em uma proposta de gestão integrada e participativa. O território faz parte da região dos Gerais, imortalizada por João Guimarães Rosa em obras como “Grande Sertão: Veredas”, “Sagarana” e “Manuelzão e Miguilim”. A diversidade ambiental da região, que abriga espécies endêmicas da fauna e flora do Cerrado, convive com a riqueza cultural dos povos tradicionais sertanejos, ribeirinhos, geraizeiros, veredeiros e vazanteiros.

O COPAÍBAS é um Programa financiado pela Iniciativa Internacional da Noruega para Clima e Florestas – NICFI, por meio do Ministério das Relações Exteriores da Noruega, e gerido pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO).

Projetos relacionados: COPAÍBAS
Categoria: Notícias

ENDEREÇO

Rio de Janeiro:
Rua Voluntários da Pátria, 286 5º andar

Botafogo
22270-014 Rio de Janeiro, RJ

 

Brasília:
SHN Quadra 2, Bloco F
Executive Office Tower, Salas 1323 a 1326
Asa Norte
70702-906 Brasília, DF

CONTATO

Tel: +55 21 2123-5300
Fax: +55 21 2123-5354

Tel: +55 61 3797-8200

AVISO DE PRIVACIDADE

ÁREA EXCLUSIVA

Intranet

ÉTICA

Ouvidoria
Políticas e Salvaguardas

  © 2017 FUNBIO – Fundo Brasileiro para a Biodiversidade