Ações de governança territorial do corredor de biodiversidade do rio Paraná

back

Sobre o subprojeto

Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais

O Projeto foi realizado na porção sudoeste do bioma Mata Atlântica, incluindo áreas de transição do cerrado brasileiro. Abrange toda a região da bacia hidrográfica do Rio Paraná e parcela de grandes bacias associadas a ela, como: do Rio Grande (em Minas Gerais); do Rio Paranaíba (em Goiás); do Rio do Peixe e Aguapeí (em São Paulo); do Paranapanema (entre São Paulo e Paraná); dos rios Ivaí, Piquiri e Iguaçu no Paraná; dos rios Amambai e Ivinhema (no Mato Grosso do Sul); e dos rios Uruguai e Chapecó (entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina).

Teve como principais objetivos fortalecer os processos de governança territorial da Rede Gestora do Corredor de Biodiversidade do Rio Paraná, favorecendo a articulação interinstitucional, a troca de informações, a capacitação em planejamento territorial e o fomento às ações de intervenção, por meio da construção de agendas comuns que consigam contribuir à conservação da biodiversidade aliada ao desenvolvimento territorial no Bioma Mata Atlântica.

Entre os principais resultados estão a manutenção das ações da Rede Gestora do Corredor de Biodiversidade do Rio Paraná a análise e mapeamento do contexto interinstitucional no qual a Rede Gestora do Corredor se insere. A promoção de momentos de diálogo interinstitucional. A realização de ações de capacitação em planejamento territorial. E o Incremento e potencialização dos resultados de ações de intervenção no âmbito de cada instituição da Rede Gestora entre outros.

Status

Completed

Starting year

1110

Biome

Atlantic Forest

'