Formando Florestas

back

Sobre o subprojeto

Instituição Responsável: Instituto para o Desenvolvimento Sustentável e Cidadania do Vale do Ribeira – IDESC

Situado entre as regiões Sudeste do Estado de São Paulo e o Leste do Estado do Paraná, o Vale do Ribeira representa aproximadamente 23% do remanescente da Mata Atlântica brasileira. As suas condições de solo, clima e relevo levaram a uma ocupação do solo diferenciada, que mantém preservada boa parte da Mata Atlântica, o que levou à criação de diversas Unidades de Conservação (UCs) e também a declaração como Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. Além da riqueza natural, o Vale do Ribeira abriga diversas populações, representadas por comunidades tradicionais como indígenas, quilombolas e caiçaras, além de agricultores familiares, detendo um rico patrimônio cultural. Dentre as Unidades de Conservação existente nesta região do Estado de São Paulo, ao sul do Vale do Ribeira e limítrofe ao Estado do Paraná, em 1969 foi criado o Parque Estadual Jacupiranga, onde aconteceu o projeto.

Promover a conservação dos recursos florestais em unidades de Uso Sustentável no Mosaico do Jacupiranga (MOJAC), por meio de manejo e recuperação florestal, com participação comunitária com uso de sistemas agroflorestais, e com ênfase em espécies de uso econômico como a araucária (Araucaria angustifolia) erva mate (Ilex paraguaensis), e o palmito juçara (Euterpe edulis) foi o objetivo do projeto.

A iniciativa implantou 30 hectares nas áreas de restauração. Realizou três oficinas com agricultores. Envolveu 80 agricultores de 41 áreas. Deu assistência técnica e monitoramento às áreas demonstrativas. Deu assistência técnica e apoio a produção de mudas aos viveiros. E realizou encontro de viveiristas.

"“O apoio é um instrumento que ajuda a concretizar sonhos. Sem falar na facilidade que temos de trabalhar com o Funbio. Você tem um financiador que te ajuda, que não te pressiona. Que facilita a sua vida.
Nosso objetivo era implantar 25 hectares de restauração com agrofloresta, apoiar viveiros comunitários e a articulação dos agricultores. Conseguimos restaurar mais 30 hectares além dos 25 previstos.

Ocimar Bim (IDESC)"

Status

Completed

Starting year

2011

Biome

Atlantic Forest

map of activities

Veja onde estão nossos Programas e Projetos

Enlarge map