ECONOMIA VERDE NA REGIÃO AMAZÔNICA

back

O que é

O projeto tem como objetivo transformar o modelo econômico do município de São Félix do Xingu (PA) e tirá-lo da lista dos municípios embargados ambientalmente pelos altos índices de desmatamento e degradação florestal.

O Município de São Félix do Xingu (PA), com 84.213 km2, ainda tem em torno de 73% da sua cobertura original de floresta, mas está no topo da lista de municípios que mais desmatam. A economia municipal, baseada principalmente na pecuária extensiva, ficou prejudicada depois que o município foi embargado ambientalmente pelo Ministério do Meio Ambiente, com parte dos produtores enfrentando restrições a créditos.

Há esforços crescentes para transformar o modelo econômico de São Félix do Xingu. O Funbio passou a integrar estes esforços a partir de 2012, com o projeto Economia Verde na Região Amazônica, em parceria com a TNC e financiamento do Prosperity Fund da Embaixada Britânica.

O Projeto inclui o desenho de um mecanismo financeiro que contribua para a redução do desmatamento e da degradação florestal, o desenho de um arranjo para repartição de benefícios oriundos de projetos de REDD+ e o compartilhamento destas experiências no âmbito do Programa Municípios Verdes.

Em 2012, foram realizadas diversas oficinas com atores locais para desenho e validação do Fundo São Félix do Xingu, que visa contribuir para implementação da Agenda do Pacto Municipal para o Fim do Desmatamento Ilegal. Para compartilhar o desenho do fundo, foi realizado um seminário em Belém, com representantes do Programa Municípios Verdes, do Estado do Pará e do Município, e foi elaborada uma publicação.

Em 2013, o arranjo para repartição de benefícios será finalizado, bem como o desenho do Programa de Financiamento do Fundo São Félix do Xingu, sua instituição legal e a elaboração de seu manual operacional. O fundo deve começar a rodar de forma experimental para adequar seus fluxos e ferramentas.

Esta iniciativa derivou do projeto “Preparando o Brasil para o REDD+”, do qual o Funbio também participa, que tem foco nos estados de Mato Grosso e Pará, mas que também estuda o contexto do município de São Felix do Xingu.

Status

Completed

Starting year

0101

Biome

Amazon

'