AMPIJ – Construindo o Futuro da AMPIJ

voltar

O subprojeto Construindo o Futuro proposto pela Associação de Pescadores e Moradores da Ilha de Jaguanum (AMPIJ) em Itacuruçá, tem como objetivo fortalecer a associação a partir da equipagem da nova sede. Atualmente, a associação tem uma sede provisória cujo espaço não comporta as ações que executamos devido a limitações e restrições da instituição que cedeu o local.

Por ser de difícil acesso, insular e castigada pelas mudanças climáticas, a comunidade de Jaguanum sofre muito com a falta de transportes, sendo obrigada a pagar altas taxas no translado entre o continente e a ilha, tanto para fretes com os mais variados insumos, até um atendimento médico de emergência.

As ações propostas irão permitir diversos desdobramentos para os associados e comunidades do entorno, sendo: ampliar e melhorar a capacidade de atendimento aos associados; digitalizar a documentação da associação e o banco de dados dos associados, apoiando a emissão dos documentos referentes a atividade pesqueira; bem como a própria inclusão digital. Contudo, não há a intenção de interferir nos fazeres de artesanato local e a pesca tradicional. Pelo contrário, as ações são para fortalecimentos desses laços comunitários, construído uma rede de ajuda e assistência para toda a comunidade, sempre respaldados pelo trabalho voltado para evolução de nossa comunidade em comunhão com a preservação do meio ambiente marinho, da fauna e da flora local.

Situação

Concluído

Ano início

2022

Bioma

Marinho Costeiro

'