FEDC – MARÉ-LIMPA

voltar

O objetivo geral do subprojeto MARÉ-LIMPA: pesquisas e divulgação para redução do lixo no oceano é realizar análises interdisciplinares integradas relacionadas à poluição por resíduos sólidos e seus constituintes químicos potencialmente contaminantes, em espécies ameaçadas e nas atividades pesqueiras, além de executar ações de conservação, sensibilização ambiental e divulgação científica contemplando oito municípios e seis unidades de conservação.

Transversalmente, o subprojeto Maré-Limpa almeja contribuir para a formação e qualificação de pessoal na aplicação de técnicas e metodologias modernas no estudo de resíduos sólidos em ecossistemas costeiros. Esta é uma iniciativa pioneira que contempla o estudo da poluição de resíduos sólidos em múltiplos compartimentos costeiros, como praias, superfície e coluna d’água (coletados por petrechos de pesca), fundo marinho (petrechos de pesca e mergulhos no Arquipélago de Santana), e a biota (ingestão, emaranhamento e contaminantes), além da aplicação de novas metodologias.

O subprojeto tem duração de 24 meses e em longo prazo espera-se que o trabalho tenha continuidade e sustentabilidade, tornando-se um modelo de monitoramento de longa-duração. Os resultados esperados deste subprojeto possuem grande potencial para o subsídio de políticas públicas pautadas na pesquisa e no conhecimento voltadas para a conservação e sustentabilidade da biodiversidade nos ambientes costeiros e marinhos no estado do Rio de Janeiro.

Situação

Em Andamento

Ano início

2023

Bioma

Marinho Costeiro

'