MAR ADENTRO – MONA CAGARRAS

voltar

O objetivo geral do subprojeto é diagnosticar a contaminação por microplástico nas águas e sedimentos no entorno do Monumento Natural (MONA) do Arquipélago das Ilhas Cagarras, Unidade de Conservação (UC) localizada no estado do Rio de Janeiro, visando subsidiar políticas públicas que contribuam para a proteção dessa UC e da região marinha costeira adjacente, tratando a saúde dos organismos marinhos e as interações com a população humana que visita a região.

O arquipélago está localizado a cerca de 5 km do litoral e suas águas recebem efluentes de alto impacto de poluição trazidos por emissários submarinos, canais das lagunas e águas da baía da Guanabara.

Ao final do subprojeto espera-se construir um modelo hidrodinâmico para simular o aporte dos micro plásticos no MONA, discriminando a contribuição de cada uma das fontes estudadas e os principais polímeros que apresentam risco para a preservação das comunidades. Além disso, será elaborado relatório para subsidiar leis e normas que auxiliem a dirimir o problema citado. Espera-se contribuir para a elaboração de um programa permanente de monitoramento do microplástico nas áreas costeiras e marinhas do Rio de Janeiro e de sensibilização da sociedade para a relação entre consumo e impactos ambientais negativos.

Situação

Em Andamento

Ano início

2023

Bioma

Marinho Costeiro

'