Parque Estadual Cunhambebe, RJ / Foto: José Caldas
Centros de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) recebem animais silvestres resgatados ou apreendidos para cuidado, tratamento e reabilitação até que possa ser feita sua destinação, inclusive reintrodução ao ambiente natural.
O projeto Implantação e Manutenção de um Centro de Reabilitação de Animais Silvestres – CRAS – no Estado do Rio de Janeiro tem como principal objetivo contribuir para a proteção da fauna silvestre marinha e costeira, por meio da implantação de um CRAS no estado, que poderá oferecer:
1) recebimento e tratamento rotineiros de animais silvestres resgatados e sua posterior destinação;
2) disponibilidade de instalações, insumos e profissionais preparados para o atendimento à fauna impactada por emergências ambientais;
3) capacitação contínua de profissionais nas áreas de Medicina e Conservação de Fauna Silvestre;
4) aperfeiçoamento contínuo de protocolos de atendimento e tratamento, desenvolvimento de novas terapias, melhoria do monitoramento após as solturas e melhor entendimento dos efeitos do óleo e do cativeiro sobre a fauna marinha e costeira.
A realização do Projeto CRAS Rio de Janeiro é uma medida compensatória estabelecida pelo Termo de Ajustamento de Conduta de responsabilidade da empresa Chevron, conduzido pelo Ministério Público Federal – MPF/RJ, com implementação do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – FUNBIO.
Quando utilizar: Participantes de processos de compras e contratações que entendam que a política de compras e contratações do FUNBIO não foi observada em algum processo específico.
Quando utilizar: O FUNBIO, declara-se responsável pelo tratamento e proteção dos dados pessoais e sensíveis, para os fins indicados em sua Política de Privacidade. O FUNBIO disponibiliza este canal como meio de contato sobre qualquer assunto relacionado a esta Política de Privacidade.