O projeto Riscos REDD+, desenvolvido em parceria pelo Funbio e pesquisadores do Programa de Direito e Meio Ambiente da Faculdade de Direito da Fundação Getúlio Vargas (PDMA/FGV DIREITO RIO), prevê a identificação e classificação dos riscos relacionados às atividades de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal que garantam a conservação florestal, o manejo florestal sustentável e o aumento dos estoques de carbono (REDD+).
O objetivo principal do projeto é a criação de ferramentas para apoiar a tomada de decisão dos atores envolvidos em iniciativas de REDD+, facilitar o desenvolvimento de projetos e incrementar a formulação de políticas públicas relacionadas ao tema, contribuindo para a conservação e o uso sustentável da biodiversidade e o desenvolvimento social e econômico de diversas regiões do Brasil. A definição de amostra de projetos para mapeamento de seus respectivos riscos foi feita durante o ano de 2012, assim como a classificação dos riscos: econômicos, sociais, ambientais, legais, institucionais e de governança; e a realização de pesquisa com stakeholders para identificação de suas impressões quanto aos riscos dos projetos de REDD+. Para a próxima fase do projeto será elaborado e publicado um relatório final com as principais lições aprendidas e resultados alcançados dos projetos, levando em consideração diferentes aspectos, como atores, fases, controle, estratégias de mitigação e relevância.
Quando utilizar: Participantes de processos de compras e contratações que entendam que a política de compras e contratações do FUNBIO não foi observada em algum processo específico.
Quando utilizar: O FUNBIO, declara-se responsável pelo tratamento e proteção dos dados pessoais e sensíveis, para os fins indicados em sua Política de Privacidade. O FUNBIO disponibiliza este canal como meio de contato sobre qualquer assunto relacionado a esta Política de Privacidade.