Notícias
Parceiro do Bolsas FUNBIO, GEF leva bolsistas para Congresso Mundial de Conservação
Parceiro do Bolsas FUNBIO – Conservando o Futuro, o Fonseca Leadership Program (Programa Fonseca de Liderança, em tradução livre), criado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês), patrocinou a ida de uma comitiva de 17 fellows de diferentes países para o Congresso Mundial de Conservação da União Internacional para a Conservação da Natureza, realizado em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, entre os dias 9 e 15 de outubro. O grupo inclui dois brasileiros selecionados por meio do Bolsas FUNBIO: Juliana Fonseca, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Daniel Felipe Silva, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Os bolsistas participaram de diversas atividades durante o congresso, puderam ouvir o CEO do GEF, Carlos Manuel Rodríguez, e receberam um treinamento de liderança, que incluiu a capacitação em processos de financiamento.
Com um projeto de pesquisa de doutorado que pretende avaliar a efetividade das áreas marinhas protegidas brasileiras, a bióloga Juliana Fonseca teve a chance de protagonizar ainda um painel organizado pelo próprio GEF em tributo à Gustavo Fonseca, biólogo que liderou inúmeros programas de conservação ambiental e dá nome ao Fellowship. Juliana se apresentou ao lado de grandes nomes no mundo da conservação, como Russell Mittermeier, chefe de Conservação da Re:wild, John Robinson, diretor de Estratégia em Conservação da Wildlife Conservation Society, e Adriana Moreira, chefe da Divisão de Parcerias do GEF.
“Foi uma oportunidade incrível e também um momento onde pudemos conhecer mais a história do Gustavo Fonseca, que dá nome ao programa do qual eu faço parte, e aprender sobre sua importância para conservação da natureza e carregar um pouco desse legado que ele deixou para gente”, conta Juliana que destaca ainda o momento em que pode conhecer e conversar com a oceanógrafa Sylvia Earle, uma das vozes mais importantes do mundo para proteção dos oceanos.
O doutorando Daniel Silva, que estuda o papel da Caatinga no sequestro de carbono e na mitigação da crise climática, também agradeceu a oportunidade de participar do maior encontro de conservacionistas do mundo. “Foi uma chance de apresentar para o mundo a Caatinga, que é um bioma tão importante e tão negligenciado, e que só existe no Brasil”, ressalta o bolsista.
Os dois participaram também da Cúpula da Juventude, que reuniu jovens de até 35 anos que lideram ações de conservação por todo o mundo na véspera do início oficial do congresso, dia 8 de outubro.
Desde a edição de 2023, o Programa Bolsas FUNBIO – Conservando o Futuro possui uma parceria com a iniciativa global Fonseca Leadership Program, criada pelo GEF. O programa homenageia o biólogo Gustavo Fonseca, que por anos atuou à frente da direção de programas do GEF e faleceu precocemente em 2022, deixando um vasto legado em ações de conservação.
