O Edital Floresta Viva –Terras Indígenas tem como objetivo apoiar a implementação de ações de restauração ecológica e fortalecimento da cadeia produtiva da restauração no interior de Terras Indígenas localizadas nos Estados do Mato Grosso, Tocantins e Maranhão.
As Terras Indígenas desempenham papel fundamental na conservação da biodiversidade, na proteção de ecossistemas estratégicos e na regulação climática no Brasil. Os povos indígenas possuem um modo de vida estreitamente relacionado à natureza, com práticas tradicionais que historicamente contribuem para a proteção de grandes áreas de vegetação nativa. A escolha dessas regiões visa integrar e potencializar os esforços já em andamento de prevenção e combate aos incêndios pelo governo federal, promovendo sinergias com estratégias de manejo integrado do fogo e recuperação de áreas degradadas.
O Edital é financiado com recursos do BNDES, da Fundaçao Bunge e da Agrícola Alvorada, e disponibilizará até R$ 8,8 milhões para o apoio de até 4 (quatro) projetos.
São elegíveis como proponentes de projetos instituições sem fins lucrativos com as seguintes naturezas jurídicas: associações civis e fundações privadas, em suas diferentes formas de apresentação (instituto, fundação, fórum, associação, movimento, etc.) e cooperativas em qualquer grau de constituição (singulares, centrais, federações e confederações). A instituição proponente deverá ser legalmente constituída há pelo menos dois anos.
O prazo para submissão das propostas será até o dia 19 de janeiro de 2026, às 18 horas (horário de Brasília).
Não perca a oportunidade de participar dessa importante iniciativa de restauração ecológica!
Para mais informações, acesse: https://chamadas.funbio.org.br/floresta-viva-terras-indigenas
