Agroextrativistas Garantindo seu Território

back

Sobre o subprojeto

Instituição Responsável: Centro de Desenvolvimento Agroecológico do Cerrado – CEDAC

O objetivo foi realizar estudos para subsidiar a criação de quatro unidades de conservação na categoria de Reserva Extrativista (Resex), nos municípios de São Domingo, em Goiás, Lassance, Buenopolis e Ibiaí, em Minas Gerais. Uma área de aproximadamente 130 mil hectares.

Ao todo foram realizados 10 estudos técnicos: dois socioeconômicos nas Resex Contagem do Buriti e São Domingos, em Goiás e Barra do Pacuí e Ibiaí, em Minas Gerais; dois sobre os recursos naturais nas Resex Contagem do Buriti, Curumataí e Buenopólis; dois fundiários nas Resex’s Contagem do Buriti e Barra do Pacuí; e quatro sobre potencialidades e atrativos turísticos nas Resex’s Contagem do Buriti, Barra do Pacuí, Sempre Viva, Lassance e Curumataí.

"“Estas áreas (em Goiás e Minas Gerais) são usadas para coleta há gerações. A gente aplicou a metodologia do inventário florestal, que é fundamental para a pós-criação das Reservas Extrativistas. O levantamento deu a abrangência dos potenciais produtos não-madeireiros dessas áreas, e isso vai servir de ferramenta para os próximos passos. Hoje há uma contestação de fazendeiros: eles dizem que a área não tem extrativismo, que a terra é fraca. Com o estudo florístico, demonstramos o contrário: ela deve ser conservada e deve manter as famílias no local”. Marcelo Egito (CEDAC)"

Status

Completed

Starting year

1001

Biome

Cerrado

'