Manejo de Plantas do Cerrado

back

Sobre o subprojeto

Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Embrapa/Cenargen) – Eliseu Alves

O projeto aconteceu nas regiões norte e noroeste de Minas Gerais e leste Goiano, que juntas têm 140 municípios, distribuídos em uma superfície de mais de 146 mil km2, onde vivem mais de 3 milhões de pessoas. Teve como principal objetivo, desenvolver conhecimentos para o manejo de espécies exploradas do Cerrado visando fortalecer e aprimorar as políticas públicas de uso sustentável e conservação do Cerrado.

Entre os principais resultados estão a prospecção e seleção de áreas de amostragem demográfica das populações, a amostragem demográfica das populações e a demarcação de indivíduos.

"Conseguimos estabelecer uma rede de populações de plantas. Monitoramos mais de 100 áreas, numa região de mais de 1000 km (no norte de Minas Gerais e leste de Goiás), e já temos resultados que mostram que o extrativismo não é prejudicial às plantas. Os dados que coletamos também foram decisivos para a criação da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Nascentes Geraizeiras, com 38 mil hectares. Mostramos o quanto essa área conseguiria produzir apenas explorando duas espécies: o pequi e a mangaba. Aldicir Osni Scariot (Fundação Eliseu Alves)"

Status

Completed

Starting year

1102

Biome

Cerrado

'