Potencialidades para Criação de UC na Serra de Santa Catarina -PB

back

Sobre o subprojeto

Instituição Responsável: Associação Técnico-Científica Ernesto Luiz Oliveira Júnior – ATECEL

A Serra de Santa Catarina está localizada no sertão do estado da Paraíba, nas microrregiões de Cajazeiras e Souza. A área engloba cerca de 112 Km². O projeto levantou um conjunto de dados e elaborou uma proposta para subsidiar a criação de uma unidade de conservação de proteção integral na região, já que ela foi apontada como prioridade pelo Ministério do Meio Ambiente.

O projeto realizou o mapeamento da cobertura vegetal, uso de solo, do relevo, clima e hidrografia; o diagnóstico da composição florística das diferentes fisionomias, da composição de fauna de vertebrados terrestres nas diferentes fisionomias, do uso de plantas e animais, do interesse político-econômico na área e sócio-econômico. E Identificou sítios de interesse específico (trilhas, cachoeiras, etc).

"“Inicialmente, não tínhamos a pretensão de criar uma unidade de conservação, até porque não é da nossa competência criar uma UC. Mas ao final, com a coleta de dados, as informações e todo o material levantado, o estudo das potencialidades de criação da unidade fez que o interesse de órgãos do governo federal e do estadual aumentasse. Além de tudo, a gestão dos recursos pelo Funbio diminuiu muito a burocracia. Conseguimos correr atrás dos objetivos do projeto de forma muito direta, direcionada, sem ter dependência de partes burocráticas. Foi uma gestão muito eficiente”. Helder Araújo (ATECEL) "

Status

Completed

Starting year

1001

Biome

Caatinga

'