Proteção, Uso Público e Monitoramento do Parque Estadual do Cantão

back

Sobre o subprojeto

Instituição Responsáveis: Associação Onça d’Água de Apoio a Unidades de Conservação do Tocantins

Projeto foi realizado no Parque Estadual do Cantão, no estado do Tocantins, e buscou valorizar a cultura local e os valores e técnicas tradicionais, minimizar os impactos do homem sobre o meio ambiente, enfocar na educação dos residentes e dos visitantes sobre os recursos naturais e culturais do parque e seu entorno. Oferecer oportunidade para recreação e lazer, oferecer informações que promovam a valorização do conhecimento sobre o meio ambiente e como atuar de maneira ambientalmente responsável.

Para o alcance destes objetivos, realizou reuniões com as comunidades do entorno, oficinas técnicas de planejamento de trilhas e roteiros interpretativos. Elaboração normas e procedimentos para minimizar os impactos da visitação, homologou, junto a Naturatins, essas normas e procedimentos, implantou infraestrutura para ecoturismo nas trilhas. Preparou o Centro de Visitantes do Parque Estadual do Cantão e treinou guias locais nas trilhas do parque.

"Ano passado, o parque recebeu mais de cinco mil visitantes. Antes era zero: ninguém sabia da existência do Parque do Cantão. Hoje as pessoas da comunidade estão orgulhosas do parque, vendo que o ecoturismo existe, que isso tem valor. E estão ganhando seu dinheiro”. Silvana Campello (Associação Onça d’Água) "

Status

Completed

Starting year

1001

Biome

Cerrado

'