Recuperação Ambiental da Sub-Bacia do Rio Sesmaria

back

Sobre o subprojeto

Instituição responsável: Crescente Fértil

O projeto aconteceu em uma região que abriga o rio Sesmaria e seus afluentes, desde a Serra da Bocaina até a cidade de Resende, no Rio de Janeiro. Com cerca de 149 Km², o rio está localizado na bacia do rio Paraíba do Sul nos municípios de São José do Barreiro (SP) e Resende (RJ). É formado a partir da confluência dos rios Formoso e Feio, cujas nascentes estão localizadas no entorno do Parque Nacional da Serra da Bocaina.

O principal objetivo da iniciativa foi definir as ações mais importantes que devem ser feitas para a melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida da população em toda a região do rio Sesmaria e seus afluentes.

Foram concluídos o diagnóstico sócio ambiental. Elaborados seis mapas temáticos (imagem de satélite da bacia, elevação, declividade, revelo Embrapa (1979), uso e ocupação do solo, uso conflitivo nas áreas de preservação permanente). Realizado o levantamento fitossociológico dos remanescentes florestais, identificação de 279 espécies arbóreas, e elaboração de uma lista com 185 espécies arbóreas indicadas para programas de produção de mudas e restauração florestal. Realizadas cinco palestras (Novo Código Florestal, PSA, Crédito Rural, Planejamento da Propriedade Rural, Plantio Direto em Pastagens/Cati Leite) e um minicurso de artesanato em palha de bananeira envolvendo um público total de 120 participantes. O cadastramento de proprietários rurais interessados em restauração florestal e constituição de um banco de áreas totalizando 50 hectares distribuídos em 17 propriedades. Seleção de oito proprietários para a implantação de unidades demonstrativas de restauração florestal em área de proteção de recursos hídricos totalizando cinco hectares e o cercamento realizado no perímetro das áreas a serem restauradas.

"“O projeto funcionou como um embrião, nos permitindo fazer o diagnóstico da área e construir as bases para dar um passo muito maior. O início das atividades, com a restauração e o acompanhamento de oito áreas (nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro), já criou uma fila de proprietários pré-cadastrados, interessados em restaurar suas terras. Isso é muito positivo. O apoio do TFCA também nos permitiu ter uma experiência institucional e técnica para aprovar outros projetos. Ele foi fundamental para nos abrir novas portas e possibilidades”. Luis Felipe Cesar (Crescente Fértil)"

Status

Completed

Starting year

1001

Biome

Atlantic Forest

'