Restaurando serviços ambientais na APA do Pratigi

back

Sobre o subprojeto

Instituição Responsável: Organização de Conservação da Terra – OCT

O projeto aconteceu nos municípios de Piraí do Norte e Igrapiúna, em Salvador/Bahia. A economia regional é baseada na agropecuária (gado de corte, cacau, seringa, cravo, pupunha e banana). Teve como principal objetivo restabelecer os serviços ambientais de uma área considerada de alta produtividade, mas que vinha sendo degradada há alguns anos devido às necessidades econômicas locais.

Entre os principais resultados a iniciativa conseguiu implantar 100% do projeto em 13 áreas. Publicou 02 artigos científicos. Capacitou 487 agricultores familiares. Avaliou e monitorou a viabilidade econômica dos cinco arranjos de SAF implantados. E capacitou integrantes de SAFS em políticas públicas.

"Este projeto trouxe uma satisfação pessoal e profissional para toda a equipe. Às vezes tínhamos descontinuidade de trabalho, mas este estamos conseguindo finalizar, levar do início ao fim, trabalhando toda a cadeia. A relação com os agricultores foi construída em bases sólidas. Eles se apropriaram das técnicas e estão conseguindo reproduzi-las. Ver o crescimento deles é muito estimulante. Foi uma das experiências mais gratificantes da minha vida”. Ana Paula Matos (OCT) "

Status

Completed

Starting year

1001

Biome

Atlantic Forest

'