FIP – PROGRAMA DE INVESTIMENTOS EM FLORESTAS

back

O que é

O Programa de Investimentos em Florestas (FIP), programa dos Fundos de Investimentos em Clima (CIF), apoia esforços de redução de desmatamento e degradação e promove o manejo florestal sustentável para reduzir emissões e aumentar os estoques de carbono florestal. No Brasil o FIP apoia o Plano de Investimento do Brasil, que busca promover o uso sustentável das terras e a melhoria da gestão florestal no Bioma Cerrado, por meio de ações articuladas.

Este projeto teve como objetivo fazer a preparação da proposta brasileira ao Banco Mundial, na busca por aproximadamente 70 milhões de dólares, divididos entre doações e empréstimos.

Foram realizadas reuniões de coordenação em Brasília, com participação de diversos ministérios envolvidos e de representantes da sociedade civil. Foras discutidas as quatro linhas de atuação do FIP no Brasil: O plano ABC – Agricultura de Baixo Carbono; o Cadastro Ambiental Rural (CAR); um sistema de alerta para incêndios; e o inventário florestal do bioma. Em maio, a proposta foi apresentada ao Banco Mundial e foi aprovada.

Os recursos remanescentes deste projeto estão sendo direcionados para a preparação do Cadastro Ambiental Rural, pelo Ministério do Meio Ambiente.

Em dezembro de 2012, em Palmas, duas reuniões foram contratadas para a capacitação de sindicatos de pequenos produtores acerca do funcionamento do CAR. Também foram contratados consultores para a elaboração de diferentes análises (social, econômica, e ambiental) que serão finalizadas em 2013.

Status

Completed

Starting year

0901

Biome

Amazon

'