Notícias
Programa Bolsas FUNBIO – Conservando o Futuro promove encontro em Manaus
“A bolsa proporcionou maior estabilidade, uma maior certeza de que a minha pesquisa pode ser realizada em sua totalidade porque uma das maiores problemáticas de fazer pesquisa na Amazônia é você não ter recursos suficientes”, destaca Eletuza Farias, doutoranda da Universidade Federal do Amazonas, contemplada no Programa Bolsas FUNBIO – Conservando o Futuro em 2024.
O principal objetivo do Programa, que desde 2023 conta com o apoio do Programa Fonseca Leadership (Programa Fonseca de Liderança, em tradução livre), criado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, sigla em inglês), é proporcionar que pesquisas de campo aplicadas sejam realizadas em todos os biomas brasileiros como a da Eletuza, que investiga a presença de resíduos plásticos em pirarucus em áreas de manejo.
É a segunda vez que o encontro ocorre na Amazônia, região que reúne mais de 40 pesquisas de mestrandos e doutorandos apoiados pelo programa. Seis bolsistas participaram do encontro, além da Secretária-geral do FUNBIO e criadora do Programa, Rosa Lemos de Sá, e da equipe de comunicação do FUNBIO.
Com pesquisas que vão da investigação da mortalidade de botos até espécies de árvores alvo de exploração em toda a Amazônia, o encontro do Programa Bolsas FUNBIO – Conservando o Futuro foi um momento de interação e de troca de experiências.
“Esses encontros aproximam alunos, que muitas vezes não se conhecem e acabam trocando experiências, trocando informações. Essa formação na área ambiental é fundamental para que essa geração possa continuar o trabalho futuro de conservação no Brasil”, explica Rosa Lemos de Sá.
Este ano, o Programa Bolsas FUNBIO – Conservando o Futuro também reuniu bolsistas de Minas Gerais, somando dois encontros em 2025, criando cada vez mais conexões que conservam o futuro.
Em sua 8ª edição, o Bolsas FUNBIO já apoiou 212 doutorandos e mestrandos, e conta hoje com a parceria do Programa Gustavo Fonseca de Jovens Lideranças em Conservação, criado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF). O resultado da seleção do novo ciclo do programa será anunciado no final deste ano.
