Formando Florestas

voltar

Sobre o subprojeto

Instituição Responsável: Instituto para o Desenvolvimento Sustentável e Cidadania do Vale do Ribeira – IDESC

Situado entre as regiões Sudeste do Estado de São Paulo e o Leste do Estado do Paraná, o Vale do Ribeira representa aproximadamente 23% do remanescente da Mata Atlântica brasileira. As suas condições de solo, clima e relevo levaram a uma ocupação do solo diferenciada, que mantém preservada boa parte da Mata Atlântica, o que levou à criação de diversas Unidades de Conservação (UCs) e também a declaração como Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. Além da riqueza natural, o Vale do Ribeira abriga diversas populações, representadas por comunidades tradicionais como indígenas, quilombolas e caiçaras, além de agricultores familiares, detendo um rico patrimônio cultural. Dentre as Unidades de Conservação existente nesta região do Estado de São Paulo, ao sul do Vale do Ribeira e limítrofe ao Estado do Paraná, em 1969 foi criado o Parque Estadual Jacupiranga, onde aconteceu o projeto.

Promover a conservação dos recursos florestais em unidades de Uso Sustentável no Mosaico do Jacupiranga (MOJAC), por meio de manejo e recuperação florestal, com participação comunitária com uso de sistemas agroflorestais, e com ênfase em espécies de uso econômico como a araucária (Araucaria angustifolia) erva mate (Ilex paraguaensis), e o palmito juçara (Euterpe edulis) foi o objetivo do projeto.

A iniciativa implantou 30 hectares nas áreas de restauração. Realizou três oficinas com agricultores. Envolveu 80 agricultores de 41 áreas. Deu assistência técnica e monitoramento às áreas demonstrativas. Deu assistência técnica e apoio a produção de mudas aos viveiros. E realizou encontro de viveiristas.

"“O apoio é um instrumento que ajuda a concretizar sonhos. Sem falar na facilidade que temos de trabalhar com o Funbio. Você tem um financiador que te ajuda, que não te pressiona. Que facilita a sua vida. Nosso objetivo era implantar 25 hectares de restauração com agrofloresta, apoiar viveiros comunitários e a articulação dos agricultores. Conseguimos restaurar mais 30 hectares além dos 25 previstos. Ocimar Bim (IDESC)"

Situação

Concluído

Ano início

1001

Bioma

Mata Atlântica

'