Pesquisa e Capacitação em Restauração Ambiental

voltar

Sobre o subprojeto

Instituição Responsável: Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental – SPVS

O projeto aconteceu no litoral norte do Estado do Paraná no município de Antonina. É o maior remanescente continuo bem conservado de Mata Atlântica com altíssima diversidade biológica e a presença de comunidades tradicionais. Teve como principais objetivos, restaurar áreas de pastagem sujeitas a alagamento temporário (margem de rios), monitorar a vegetação em áreas de restauração florestal, a fim de avaliar a eficiência de diferentes métodos de restauração. Avaliar a construção das redes de interações mutualísticas entre animais polinizadores e plantas e entre animais dispersores e plantas durante a restauração. Aprimorar a base de dados da restauração ecológica e gerar indicadores biológicos da eficiência da restauração, visando produzir protocolos de restauração da Mata Atlântica úteis para a população da região da APA de Guaraqueçaba e a formação de Recursos Humanos para o desenvolvimento de projetos de restauração ambiental.

A iniciativa produziu 15.000 mudas e plantou 11.000 mudas em 6 hectares. Realizou a manutenção de 10.000 mudas. Fez a segunda medição do crescimento das árvores e avaliação da regeneração natural em 73 parcelas. Fez amostras de 14008 sementes, 288 plântulas, 498 juvenis e 1038 adultos num total de 252 morfoespécies e capturados 1767 exemplares de visitantes florais, alocados em 330 espécies nas observações de interações ave-planta mensalmente por um período de 10 meses.

"“Poder trabalhar com a aplicação das pesquisas foi um privilégio. Receber o retorno dos cursos de capacitação e poder contribuir para a formulação de políticas públicas também foi maravilhoso. E ainda me trouxe a perspectiva de que, no futuro, possamos restaurar de forma mais barata, pois vimos que é possível desenvolver novas tecnologias a partir do simples olhar para a natureza. Aprendemos a observar como a natureza funciona e, a partir de sua própria resiliência, sua forma de se restaurar, desenvolver essas novas técnicas”.

Ricardo Britez (SPVS)"

Situação

Concluído

Ano início

2011

Bioma

Mata Atlântica

mapa de atuação

Veja onde estão nossos Programas e Projetos

Expandir o mapa