Pesquisa e Capacitação em Restauração Ambiental

voltar

Sobre o subprojeto

Instituição Responsável: Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental – SPVS

O projeto aconteceu no litoral norte do Estado do Paraná no município de Antonina. É o maior remanescente continuo bem conservado de Mata Atlântica com altíssima diversidade biológica e a presença de comunidades tradicionais. Teve como principais objetivos, restaurar áreas de pastagem sujeitas a alagamento temporário (margem de rios), monitorar a vegetação em áreas de restauração florestal, a fim de avaliar a eficiência de diferentes métodos de restauração. Avaliar a construção das redes de interações mutualísticas entre animais polinizadores e plantas e entre animais dispersores e plantas durante a restauração. Aprimorar a base de dados da restauração ecológica e gerar indicadores biológicos da eficiência da restauração, visando produzir protocolos de restauração da Mata Atlântica úteis para a população da região da APA de Guaraqueçaba e a formação de Recursos Humanos para o desenvolvimento de projetos de restauração ambiental.

A iniciativa produziu 15.000 mudas e plantou 11.000 mudas em 6 hectares. Realizou a manutenção de 10.000 mudas. Fez a segunda medição do crescimento das árvores e avaliação da regeneração natural em 73 parcelas. Fez amostras de 14008 sementes, 288 plântulas, 498 juvenis e 1038 adultos num total de 252 morfoespécies e capturados 1767 exemplares de visitantes florais, alocados em 330 espécies nas observações de interações ave-planta mensalmente por um período de 10 meses.

"“Poder trabalhar com a aplicação das pesquisas foi um privilégio. Receber o retorno dos cursos de capacitação e poder contribuir para a formulação de políticas públicas também foi maravilhoso. E ainda me trouxe a perspectiva de que, no futuro, possamos restaurar de forma mais barata, pois vimos que é possível desenvolver novas tecnologias a partir do simples olhar para a natureza. Aprendemos a observar como a natureza funciona e, a partir de sua própria resiliência, sua forma de se restaurar, desenvolver essas novas técnicas”. Ricardo Britez (SPVS)"

Situação

Concluído

Ano início

1001

Bioma

Mata Atlântica

'