Pular para o conteúdo principal

CARTEIRA FAUNA

Carteira Fauna
voltar

Sobre o Carteira Fauna

Foto: Marcus Vinicius Romero Marques

 

Dados do ICMBio indicam que existem no Brasil cerca de 1.173 espécies ameaçadas, entre espécies terrestres, peixes, mamíferos e invertebrados aquáticos, a maioria na Mata Atlântica. Para reverter a situação, são necessários muito trabalho e recursos financeiros.

O Funbio criou, em parceria com o ICMBio, o Ibama e o Ministério Público Federal, a Carteira de Conservação da Fauna e dos Recursos Pesqueiros Brasileiros (Carteira Fauna Brasil), um mecanismo financeiro que recebe recursos provenientes de multas administrativas ambientais, doações, patrocínios, Termos de Ajustamento de Conduta (TACs), condicionantes de licenças e outras fontes, e os direciona para projetos de conservação de espécies de fauna
ameaçadas de extinção.

Em 2016, a Carteira apoiou seis espécies ameaçadas: ararinha-azul (Cyanopsitta spixii), budião-azul (Scarus trispinosus), peixe-papagaiobanana (Scarus zelindae) e peixes-papagaio-cinza (Sparisoma axillare e Sparisoma frondosum) e o peixe-boi marinho (Trichechus manatus). E retomou a Comissão Técnica de Fauna, composta por dois representantes do Conselho Consultivo do Funbio, um do ICMBio, um do Ibama e um do Ministério Público Federal.