CITinova II

voltar

CITinova II

Cidades sustentáveis no presente e no futuro são o foco de um novo projeto assinado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e o FUNBIO em março de 2023. O CITInova II – Promoção do planejamento metropolitano integrado e de investimentos em tecnologia urbana inovadora no Brasil – é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação (MCTI) para acelerar o desenvolvimento sustentável em regiões metropolitanas brasileiras, com menos emissões de gases de efeito estufa e priorizando a conservação da biodiversidade.

O CITInova II é financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, sigla em inglês) – que reúne recursos doados pelos países signatários da convenção, e que faz repasses a partir de uma agenda programática de proteção aos ecossistemas em todo o planeta. O PNUMA assume o papel de agência implementadora desse investimento. Os projetos, ainda em fase de planejamento, serão executados numa parceria entre FUNBIO e MCTI, que são as agências co-executoras.

Três concentrações urbanas de médio porte são alvo das ações do CITInova: a região metropolitana de Belém (PA), a região metropolitana de Florianópolis (SC) e a Região Integrada de Desenvolvimento de Teresina (que abrange municípios do Piauí e do Maranhão). A iniciativa vem na esteira da primeira fase do CITInova, que viabilizou a criação de projetos-modelo em Brasília (DF) e no Recife (PE).

As três regiões de abrangência são cidades representativas no contexto brasileiro, por serem de médio porte e enfrentarem um crescimento urbano significativo, requerendo soluções inovadoras para enfrentar os desafios que isso impõe. O projeto se divide em quatro componentes de atuação. O primeiro se propõe a fortalecer a ação conjunta dos municípios de cada região apoiada com a criação de arranjos governamentais para o enfrentamento de desafios comuns. O segundo visa implementar projetos-piloto que demonstrem a outras cidades brasileiras a viabilidade social, econômica e ambiental de soluções urbanas sustentáveis integradas. Já o terceiro busca facilitar parcerias com instituições financeiras com experiência em investimentos em âmbito municipal. Por último, o quarto eixo dará sequência à elaboração de um sistema de conhecimento de desenvolvimento urbano sustentável em nível nacional.

 

 

Situação

Em Andamento

'

Parceiros

Nome da empresa