DIÁLOGOS PELO CLIMA

voltar

Foto: Marizilda Cruppe/FUNBIO

 

Diálogos pelo Clima é uma iniciativa que visa a engajar diferentes profissionais que atuam na área jurídica pública no tema mudanças climáticas e combate ao desmatamento na Amazônia e no Cerrado. Por meio da viabilização de diálogos, trocas de informações e ideias entre diferentes atores, busca a construção de soluções e/ou orientações acerca de como as obrigações legais podem se tornar mais eficazes e efetivas no contexto das mudanças climáticas.

O planejamento, coordenação e execução dos Diálogos pelo Clima são parte da estratégia do Programa COPAÍBAS – Comunidades Tradicionais, Povos Indígenas e Áreas Protegidas nos biomas Amazônia e Cerrado. O Programa é viabilizado por recursos da Iniciativa Internacional da Noruega para Clima e Florestas – NICFI, por meio do Ministério das Relações Exteriores da Noruega, e tem o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO) como o seu gestor técnico e operacional.

Um encontro de vozes para um novo futuro. Em que há a compreensão de que a atuação de cada um dos profissionais do Sistema de Justiça e da Sociedade Civil pode impactar direta ou indiretamente as mudanças climáticas, ainda que isso não seja evidente. E esses diálogos, esperamos, permitirão ou contribuirão para que tais relações sejam vislumbradas mais claramente. É a união de atuações que fará a diferença e, nela, é relevante tal percepção, a sensibilidade e a disposição para trilhar novos caminhos.

Idealizado como uma iniciativa com várias etapas de debate, Diálogos pelo Clima amplia o conceito de comunicação em projetos socioambientais, entendendo que o aporte de recursos estratégicos para a biodiversidade é também a criação de um ambiente propício para trocas significativas que beneficiem o meio ambiente e as pessoas. Para a primeira fase, convidamos profissionais que atuam com o tema, para diálogos digitais sobre diferentes assuntos, que trazem tanto desafios quanto oportunidades para a construção de soluções no território.

Ao todo serão 6 eventos on-line, um a cada mês a partir de junho, sobre assuntos específicos, todos voltados para as diferentes formas de combate ao desmatamento no âmbito das mudanças climáticas.

Confira todos os encontros realizados até aqui.

PARCEIROS

Situação

Em Andamento

'