Unidades de Conservação
Instituição responsável: Brigada 1
O objetivo geral é estruturar e fortalecer as brigadas voluntárias na região do Mosaico do Espinhaço: Alto Jequitinhonha – Serra do Cabral, por meio da criação de uma nova base e de ações de formação para brigadistas e comunidades locais. A meta final do projeto é diminuir a incidência e a proporção dos incêndios florestais na região do Alto Vale do Jequitinhonha, Médio Espinhaço, MG. Para alcançá-la será necessário realizar ações conjuntas com os parceiros institucionais.
O projeto se divide em seis objetivos específicos:
- Estruturação das brigadas, com a formação de uma nova base para Diamantina, e criação do almoxarifado para a base do Serro. A meta é adquirir insumos, equipamentos de proteção individual (EPIs), equipamentos de combate para subsidiar a atuação segura e eficaz dos/as brigadistas em seus territórios.
- Combater os incêndios florestais no período crítico, dando suporte operacional para os/as brigadistas, garantindo mais segurança e eficiência nos combates. A meta é fazer a manutenção dos equipamentos antes da temporada; listar e organizar os dados dos/as brigadistas, para que seja organizado plantões de atuação dos/as brigadistas com logística, alimentação e seguro de vida.
- Formar e capacitar os/as brigadistas para o uso do soprador, curso de formação para novos/as brigadistas, resgate em áreas remotas e nivelamento final das práticas de combate e prevenção aos incêndios florestais. A meta é que os/as brigadistas saiam preparados/as e qualificados/as para atuar de forma eficaz e segura, conforme as diretrizes da B1 e das instituições parceiras.
- Realização de queimas prescritas, encabeçadas pelos parceiros institucionais. A meta é realizar com sucesso as queimas prescritas em 100% das áreas selecionadas, seguindo os critérios de segurança e ecologia do fogo. Isso incluirá a colaboração estreita com os parceiros institucionais para garantir a execução adequada e o cumprimento dos objetivos de manejo do fogo.
- Sensibilizar as pessoas sobre o uso e manejo do fogo. A meta é atingir 80% dos povos e comunidades tradicionais beneficiárias do projeto e três escolas interessadas, com atividades de sensibilização sobre o uso e manejo adequado do fogo.
- Divulgar as ações do projeto, com produções audiovisuais para informar as pessoas sobre o uso correto do fogo, realizadas ao final do projeto. A meta é produzir vídeos que expliquem sobre o projeto, dando uma percepção ao espectador sobre o uso do fogo como ferramenta para a conservação ambiental.
SituaçãoEm Andamento |
BiomaCerrado |