Potencializando o acesso a mercados de produtos da sociobiodiversidade do Cerrado

voltar

Foto: Alexandre Ferrazoli/FUNBIO

 

Instituição Responsável: Cooperativa Mista Dos Agricultores Familiares, Extrativistas, Pescadores, Vazanteiros, Assentados e Guias Turísticos Do Cerrado – COOPCERRADO

O projeto, com duração de 18 meses, tem como objetivo escalar o agroextrativismo sustentável via mercados qualificados, ou seja, com agregação de valor por meio de certificações de qualidade orgânica e comercio justo nacional e internacional, possibilitando melhorar o escoamento da produção agroextrativista e apresentar um produto genuíno do Cerrado, como a castanha de baru, pequi e favela para outros países, e com isso evitar o desmatamento e a desterritorialização das comunidades tradicionais.

Espera-se como resultado do projeto a preparação e certificação de 9 aldeias indígenas, com 100 famílias em 45.000 hectares, nos munícipios de Ribeirão Cascalheira, Canarana e Campinápolis no estado do Mato Grosso para certificação participativa orgânica do extrativismo sustentável, certificação internacional orgânica e comércio justo. Além disso busca-se preparar e certificar as comunidades tradicionais de fundo e feixe de pasto, no município de Correntina/BA, envolvendo 10 famílias e 3.000 hectares. Outras 13 comunidades nos municípios de São Domingos/GO, Guarani/GO Lassance/MG, Urucuia/MG, Arinos/MG e Pintópolis/MG serão beneficiadas, envolvendo cerca de 90 famílias.

As espécies nativas certificadas serão o baru, a favela, o pequi, o jatobá, a sucupira, amburana, pimenta de macaco, pimenta jaborandi, e a baunilha principalmente.

Estados: Bahia, Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais

Situação

Em Andamento

Bioma

Cerrado

'