APELT – Estaleiro Escola

voltar

O Projeto ESTALEIRO-ESCOLA DA BAÍA DE GUANABARA tem o objetivo estratégico de contribuir para o ressurgimento da cadeia produtiva da construção de embarcação pesqueira no Estado do Rio de Janeiro, tendo como eixo central a perspectiva formativa e de capacitação comunitária de comunidades pesqueiras através da realização de curso de Extensão e especialização voltados, prioritariamente, a pescadores/as e caranguejeiros de sete (7) municípios da Bacia Hidrográfica da Baía de Guanabara (Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Magé, Niterói, Rio de Janeiro e São Gonçalo). O projeto prevê também o desenvolvimento de um Plano de Comunicação Popular (Educomunicação).

O curso de formação em artífices / artesãos em Construção Naval Artesanal terá a duração de 18 meses, com a formação de duas (2) turmas de 30 alunos/as cada ao longo do projeto (num total de 60 cursistas), e será ministrado por professores-pesquisadores de universidades públicas (UFRJ e de outras instituições técnico-científicas parceiras), instrutores e por pescadores artesanais com experiência prática nas áreas de carpintaria e marcenaria naval.

Para proporcionar uma efetiva participação dos pescadores nos cursos e reduzir a evasão, considerando que vivenciam um grave quadro de exclusão digital que foi agravado pela pandemia sanitária (COVID-19), o projeto custeará os seguintes benefícios diretos: (1) Pacote de dados de Internet a todos os inscritos nos cursos; (2) Os custos relativos a transporte (deslocamento para as aulas) e alimentação dos pescadores-cursistas para que possam se dedicar aos estudos e às atividades práticas na oficina do Estaleiro-Escola e ações de intercâmbio que visam a troca de conhecimentos; (3) Contratação de uma apólice de seguro contra eventuais acidentes de trabalho. A grade do curso abordará questões relativas à prevenção de acidentes, assim como estas

medidas de proteção da saúde do trabalhador/a serão consideradas e exigidas durante as aulas práticas com uso de equipamentos e ferramentas.

A presente proposta técnica tem como uma das metas promover uma “ecologia de saberes” por meio de uma troca dialógica entre o conhecimento técnico-científico oriundo da academia (saber acadêmico-científico), com a perspectiva da valorização dos conhecimentos e/ou saberes tradicionais no campo da Construção Naval Artesanal. Desta forma, objetiva-se valorizar nas formações/capacitações previstas durante os cursos, a experiência prática de pescadores artesanais que atuam como artesãos/artífices e, portanto, são profissionais que trabalham com marcenaria/carpintaria naval e tem experiência prática comprovada na área de construção de embarcações de pesca, apesar da maioria destes trabalhadores não disporem de diploma (certificado) ou terem feito cursos junto à instituições técnico-científicas.

O ESTALEIRO-ESCOLA será sediado no Galpão (Hangar Náutico) gerido pelo NIDES/UFRJ, situado na Ilha do Fundão. Os cursos de formação em artífices em Construção Naval Artesanal, será ministrado por professores-pesquisadores da UFRJ e de outras instituições técnico-científicas parceiras, e por especialistas com experiência comprovada em construção naval leve e por artesãos mestres na arte de carpintaria e marcenaria naval.

Desde o 1º mês de execução do projeto será iniciado o Plano de Comunicação Popular (Educomunicação) com a produção da logomarca do projeto; realização de oficinas, gestão das redes sociais e do site, elaboração dos materiais didáticos dos cursos e produção de vídeo-documentário.

O projeto prevê a realização do I Seminário Estadual de Fortalecimento da Cadeia Produtiva das Embarcações de Pesca e Fomento à Construção Naval Artesanal para cerca de 90 participantes, no 2º. semestre do projeto, que debaterá as políticas e ações necessárias para retomar a força dessa cadeia produtiva, com a participação de instituições governamentais, comunitários, empresas e pesquisadores/as.

Situação

Em Andamento

Bioma

Marinho Costeiro

'