Pró-Espécies

voltar

O que é

Pato-mergulhão (Mergus-pctpsetaceus), espécie ameaçada de extinção/Foto: acervo Funbio

 

No Brasil encontra-se um extenso catálogo de espécies de fauna e flora. Em relação a fauna, são mais de 100 mil invertebrados e quase 9 mil vertebrados e na flora mais de 46 mil. Como consequência das atividades humanas que interferem cada vez mais na conservação do meio ambiente, atualmente 3.286 correm grave risco de extinção, sendo 2.113 plantas e 1.173 animais.

É na busca por minimizar os impactos sobre as espécies ameaçadas no Brasil, especialmente 290 criticamente ameaçadas que não estão em áreas protegidas nem são contempladas por Planos de Ação Nacional (PAN) que o Ministério do Meio Ambiente criou o Projeto “Estratégia Nacional para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção (Pró-Espécies). A iniciativa tem o Funbio, como agência implementadora,  o WWF-Brasil como agência executora e doação do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês). A iniciativa tem três objetivos específicos:

  1. Integração de conservação de espécies ameaçadas em Políticas Setoriais;
  2. Combate a caça, pesca, extração ilegal de espécies silvestres;
  3. Alerta e detecção precoce de espécies exóticas invasoras;

Ao todo abrangerá 13 estados brasileiros (Maranhão, Bahia, Pará, Amazonas, Tocantins, Goiás, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espirito Santo), um total de 9 milhões de hectares. Como num efeito cascata as ações com foco nestas 290 espécies beneficiarão centenas de outras espécies ameaçadas como o pato-mergulhão (Mergus-octosetaceus) – foto.

O apoio do Funbio a UCs e a projetos de conservação já beneficiou 1.041 espécies, das quais 968 constam na Lista Vermelha da IUCN. O número de fauna chega a 466, enquanto o da flora soma 575. A maior parte encontra-se em Parques Nacionais, seguidos de Áreas de Proteção Ambiental (APAs) e Parques Estaduais. O total de 2018 é cerca de 7% superior ao de 2017.

Para saber mais sobre o projeto:

Projeto aprovado pelo GEF

Apresentação resumo do projeto

Manual Operacional do Projeto (MOP) – em elaboração

Saiba mais no site do Ministério do Meio Ambiente

situação

Em Andamento

Ano início

2018

biomas

Marinho Costeiro, Pampa, Amazônia, Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica, Caatinga