CONSERVAÇÃO DO MICO-LEÃO-DOURADO

voltar

O que é

Com até 50 centímetros e densa pelagem dourado-alaranjada, o mico-leão-dourado é uma espécie única da Mata Atlântica do Rio de Janeiro. Assim como a floresta, a população do Leontopithecus rosalia encontra-se hoje fragmentada. Isso ocorre, principalmente, devido a expansão de pastagens, obras de infraestrutura e atividade agrícola ao longo da bacia do Rio São João. A (re)conexão entre os grupos de mico-leão-dourado, que vivem em ilhas de vegetação e reúnem até 11 indivíduos, é fundamental. Essas ações são necessárias a afim de assegurar o futuro da espécie, já que se encontra ameaçada de extinção.

Essa iniciativa recebe o nome de “Parceria: Restauração Florestal para a Conservação do Mico-Leão-Dourado”. O projeto será executado pela Associação Mico-Leão-Dourado (AMLD) com recursos doados pela ExxonMobil, com a finalidade de plantar 20 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica em Silva Jardim. Desta forma, o projeto contribui para a sobrevivência da espécie. A área restaurada corresponde à de 14 campos de futebol.

Hoje, estima-se que a população de mico-leão-dourado na natureza seja formada 2.500 animais. Como resultado, o trabalho beneficiará também diretamente moradores do entorno que trabalham em viveiros de mudas. E, indiretamente, a população dos municípios da região, que em virtude do contínuo trabalho de restauração florestal promovido pela AMLD, contará com uma melhoria dos serviços ecossistêmicos.

 

ODS

Situação

Concluído

Bioma

Mata Atlântica

'

Parceiros

Nome da empresa

mapa de atuação

Expandir o mapa