A atividade de pesca extrativista representa, em diferentes níveis, fonte de subsistência e emprego na indústria pesqueira, dentre diversas outras possibilidades de exploração dos recursos, que reforçam a necessidade da implementação de práticas sustentáveis.
O Projeto de Apoio à Pesquisa Marinha e Pesqueira no Rio de Janeiro se consolida como um importante aliado na busca por novas informações relacionadas à pesca e ao ambiente marinho no estado. Compreende 29 iniciativas – 13 em andamento e 16 concluídas – que estudam variados temas: pesquisa sobre ecologia de espécies ameaçadas ou de importância pesqueira, ecossistemas de corais e de costões rochosos, espécies marinhas invasoras, impactos sociais da exploração petrolífera sobre comunidades tradicionais, participação feminina na pesca artesanal, monitoramento de desembarque pesqueiro no Rio de Janeiro e importância nutricional dos principais alvos da pesca.
Para a sardinha-verdadeira, são apoiados projetos específicos para a implementação do Plano de Gestão da espécie, favorecendo estratégias de manejo para sua pesca sustentável.
A realização do Projeto Pesquisa Marinha e Pesqueira é uma medida compensatória estabelecida pelo Termo de Ajustamento de Conduta de responsabilidade da empresa PRIO, conduzido pelo Ministério Público Federal – MPF/RJ.
Quando utilizar: Participantes de processos de compras e contratações que entendam que a política de compras e contratações do FUNBIO não foi observada em algum processo específico.
Quando utilizar: O FUNBIO, declara-se responsável pelo tratamento e proteção dos dados pessoais e sensíveis, para os fins indicados em sua Política de Privacidade. O FUNBIO disponibiliza este canal como meio de contato sobre qualquer assunto relacionado a esta Política de Privacidade.
Parceiros
mapa de atuação
Locais onde acontece o Pesquisa Marinha e Pesqueira