TAC CORAL-SOL

voltar

Foto: Edson Faria Junior

 

Conhecido por suas cores fortes, vibrantes e por uma aparência inofensiva, o coral-sol (gênero Tubastraea spp) esconde muitos perigos para a biodiversidade marinha brasileira. A espécie, introduzida pela primeira vez no país nos anos 1980 na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro, chegou por meio de cascos de navios. Entre as décadas de 1980 e 1990, houve o primeiro registro de colonização e consolidação do invasor na costa brasileira em plataformas de petróleo e com alta capacidade de dispersão.

Atualmente, duas espécies exóticas são encontradas no país, a Tubastraea coccinea e a Tubastraea tagusensis. Com alta capacidade de reprodução, o coral-sol agora domina espaços, principalmente de áreas verticais dos recifes, que antes pertenciam a espécies nativas e endêmicas, causando um desequilíbrio no ecossistema marinho e em suas funções.

A Baía de Ilha Grande, no Rio de Janeiro, é uma das regiões que viu o coral-sol se propagar em seus recifes nos últimos anos. Para avaliar e monitorar a dinâmica de manejo da espécie na região, o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) Coral-Sol foi assinado em 2021 entre o Ministério Público Federal e cinco empresas . O FUNBIO é o gestor financeiro e operacional da iniciativa.

Ao longo dos próximos quatro anos e meio, o Programa TAC Coral-Sol desenvolverá, por meio de duas iniciativas, ações voltadas para o diagnóstico e monitoramento das espécies Tubastraea coccinea e Tubastraea tagusensis. São eles: Projeto para Avaliação e Monitoramento da Dinâmica e Manejo do Coral-sol na Estação Ecológica (ESEC) de Tamoios e o Projeto Suplementar para Avaliação e Monitoramento da Dinâmica do Coral-sol na Baía da Ilha Grande.

Ambos preveem a implantação de protocolos para resposta rápida à dispersão da espécie, além da testagem eficácia do manejo do coral-sol, analisando principalmente os resultados da remoção da Tubastraea coccinea e da Tubastraea tagusensis. Dessa forma, as iniciativas contribuirão para a compreensão do comportamento da espécie na região e para a agilidade e assertividade em decisões relacionadas ao seu manejo.

Situação

Em Andamento

Ano início

2021

Bioma

Marinho Costeiro

'

mapa de atuação

Expandir o mapa