Instituição Responsável:Instituto Socioambiental – ISA
O projeto foi realizado nos municípios das nascentes do rio Xingu no estado do Mato Grosso: Canarana, Água Boa, Nova Xavantina, São Félix do Araguaia, Canabrava do Norte, Porto Alegre do Norte, e Santa Cruz do Xingu. Teve como objetivo, realizar ações de uso sustentável da biodiversidade florestal para contribuir com a valorização da sociobiodiversidade do Cerrado, considerando a relação do planejamento da paisagem e as interações de apropriação econômica, sobretudo com o desenvolvimento de uma economia de base florestal. Para isso, propõe um aprofundamento e potencialização de iniciativas promissoras e pioneiras no Cerrado brasileiro.
A Rede de Sementes do Xingu conseguiu comercializar 42 toneladas de sementes gerando aos coletores R$ 646 mil. Fez a inscrição dos coletores como microempreendedores individuais. Elaboraram o contrato do consórcio dos microempreendedores e o estatuto da associação Rede de Sementes do Xingu. Apresentaram a experiência da rede no VII Simpósio Brasileiro de Tecnologia de Sementes Florestais dentro do XVII Congresso Brasileiro de Sementes. Fizeram o novo site da rede (sementesdoxingu.org.br/site/). Monitoraram um total de 19 áreas de coleta.
"“O trabalho da rede funcionou como um importante complemento de renda para as famílias e valorizou o conhecimento dos povos da floresta”.
Rodrigo Junqueira (Rede de Sementes do Xingu)
"
Quando utilizar: Participantes de processos de compras e contratações que entendam que a política de compras e contratações do FUNBIO não foi observada em algum processo específico.
Quando utilizar: O FUNBIO, declara-se responsável pelo tratamento e proteção dos dados pessoais e sensíveis, para os fins indicados em sua Política de Privacidade. O FUNBIO disponibiliza este canal como meio de contato sobre qualquer assunto relacionado a esta Política de Privacidade.