Notícias

18/11/2022

FUNBIO na COP27 do clima

Terminou neste domingo (20/11) a COP27 do clima, em Sharm El-Sheikh, no Egito. A compreensão da convergência entre os temas biodiversidade e clima foi um dos destaques do evento, como comenta a Secretária-geral do FUNBIO, Rosa Lemos de Sá:

 

Em uma edição marcada por novas parcerias, o FUNBIO compartilhou anúncios de grandes aportes e colaborações estratégicas. Saiba mais:

O primeiro edital do BNDES Parcerias – Floresta Viva, iniciativa do BNDES para contribuir para a restauração ecológica em todos os biomas brasileiros, foi lançado na COP27 com a presença do presidente do BNDES, Gustavo Montezano, do diretor de Relacionamento Institucional e Sustentabilidade da Petrobras, Rafael Chaves e do superintendente de Programas do FUNBIO, Manoel Serrão. Ao longo dos próximos sete anos, serão investidos mais de R$ 500 milhões na recuperação da vegetação nativa do país. Apenas nesse primeiro edital que conta com o apoio financeiro da Petrobras, o “Manguezais do Brasil”, serão R$ 44 milhões.


Gustavo Montezano, presidente do BNDES, Rafael Chaves, diretor de Sustentabilidade da Petrobras
Manoel Serrão, Superintendente de Programas do FUNBIO em  Sharm El-Sheikh, no Egito. Foto: Divulgação Petrobras

 

Uma nova iniciativa do Fundo da Amazônia Oriental (FAO) voltada prioritariamente a comunidades quilombolas do Pará será apoiada pela Fundação Gordon and Betty Moore. O anúncio foi celebrado no evento “FAO: inovação e oportunidades para o financiamento climático no Pará”, no hub do Consórcio Amazônia Legal.


Rosa Lemos de Sá, secretária-geral do FUNBIO, Mauro O´de Almeida, Secretário de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará e Avecita Chicchón, Diretora do Programa Andes Amazônia da Fundação Moore, em  Sharm El-Sheikh, no Egito.
Foto: Sergio Dutti

 

O governo do Acre e o FUNBIO anunciaram um memorando de entendimento que prevê a gestão de mecanismos e iniciativas de conservação da biodiversidade e mudanças climáticas. O destaque da parceria é a Coalizão LEAF, iniciativa público-privada que reúne doações de países e empresas e já tem mobilizado USD 1 bilhão para a proteção de florestas tropicais.

Eugenio Pantoja, diretor de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do IPAM, Rosa Lemos de Sá, secretária-geral do FUNBIO, José Luiz Gondim, diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento de Serviços Ambientais, e José Amarísio, secretário de Estado da Fazenda do Acre, em  Sharm El-Sheikh, no Egito. Foto: Sergio Dutti

 

O hub do Consórcio Amazônia Legal também hospedou o painel “O papel da cooperação internacional para o desenvolvimento de baixas emissões na Amazônia”, que reuniu grandes doadores globais e governadores dos estados da Amazônia. O FUNBIO e a FAS mediaram o encontro que ainda contou com uma apresentação da cantora Fafá de Belém, voz pública da Amazônia.

Cantora Fafá de Belém, voz pública da Amazônia, em  Sharm El-Sheikh, no Egito. Foto: Sergio Dutti

 

No evento Enduring Earth, em uma mesa composta por mulheres líderes globais em sustentabilidade, a Secretária-geral do FUNBIO Rosa Lemos de Sá compartilhou o pioneirismo do ARPA. O projeto que completa 20 anos em 2022 é um exemplo de financiamento a longo prazo e hoje contribui para a proteção efetiva de mais de 120 unidades de conservação no bioma amazônico.

Zdenka Piskulich, do Enduring Earth, Jennifer Morris, CEO da The Nature Conservancy, Rosa Lemos de Sá, Avecita Chicchón, da Gordon and Betty Moore Foundation e Hilma Angula, da Namibian Association of CBNRM Support Organisations (NACSO), em  Sharm El-Sheikh, no Egito. Foto: Helio Hara

 

O FUNBIO também participou do lançamento do Programa Regional de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas, junto com os nove estados que fazem parte do Consórcio Amazônia Legal. A experiência da primeira fase da iniciativa, marcada pela colaboração e na troca de experiências entre os governos para conservar o bioma, foi compartilhada na COP27.

Manoel Serrão, superintendente de Programas do FUNBIO, Waldez Goés, governador do Amapá, Mauro Mendes, governador do Mato Grosso, e Eduardo Taveira, secretário de estado de Meio Ambiente do Amazonas, em  Sharm El-Sheikh, no Egito. Foto: Helio Hara

NOTÍCIAS RELACIONADAS

07/12/2023

FUNBIO está na COP28 em debates sobre restauração florestal e conservação da biodiversidade

veja mais