FLORESTA VIVA

voltar

Floresta Viva

O Floresta Viva tem como objetivo geral contribuir para investimentos em restauração ecológica em biomas brasileiros, com a consequente obtenção de benefícios relacionados à preservação da biodiversidade, disponibilidade de recursos hídricos, redução da erosão, melhoria do microclima, remoção de dióxido de carbono da atmosfera, e geração de empregos e renda.

São objetivos específicos do Floresta Viva:

a) Fortalecer cadeias produtivas da restauração ecológica no Brasil;

b) Promover capacitação profissional em atividades da cadeia produtiva da restauração ecológica;

c) Consolidar estruturas eficientes de gestão e execução da restauração ecológica com vistas ao aumento da sua escala e da captação de novos e maiores recursos;

d) Promover alternativas econômicas ligadas aos investimentos em restauração ecológica;

e) Desenvolver processos de certificação de carbono, com aumento de escala e redução de custos, em conjuntos de projetos de restauração ecológica.

O Floresta Viva opera sob a junção de recursos do Fundo Socioambiental do BNDES com os de instituições apoiadoras. As instituições apoiadoras são empresas, fundações e associações privadas, pessoas jurídicas de direito público ou entidades da administração pública indireta. Juntamente com o BNDES, participam do Floresta Viva, aportando recursos para a execução dos subprojetos de restauração.

A iniciativa tem como meta o investimento de R$ 500 milhões ao longo de 7 anos, com até 50% de recursos do BNDES.

O FUNBIO é o parceiro gestor e responsável pela organização e condução dos processos de seleção, contratação, acompanhamento e monitoramento de resultados dos projetos de restauração. Eles são contemplados por meio de seleção pública e/ou fomentos estruturados.

ODS

Situação

Em Andamento

Ano início

2022

Bioma

Marinho Costeiro, Pampa, Amazônia, Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica, Caatinga

'

Parceiros

Nome da empresa Nome da empresa