2ª Fase do CAR: Mosaico Veadeiros-Paranã

voltar

O que é

Foto: Julio Itacaramby

Instituição responsável: FUNBIO

O Cerrado é a savana mais biodiversa do mundo, abriga mais de 11 mil espécies de plantas nativas, cerca de 199 mamíferos, e uma rica avifauna com quase 837 espécies. E ainda 1200 peixes, 180 répteis e 150 anfíbios. Além disso suas unidades de conservação (UCs) cumprem um papel fundamental para o abastecimento de água no Brasil, pois protegem nascentes de seis principais rios que abastecem o país, entre eles o Rio Tocantins.

A iniciativa, 2ª fase do projeto CAR na APA de Pouso Alto – GO, espera conseguir o reconhecimento formal do Mosaico Veadeiros-Paranã, que abrigará 42 áreas protegidas em uma região considerada prioritária para a conservação da biodiversidade. Será o mosaico com a maior concentração de UCs do Brasil. Para isso vem fazendo o levantamento geográfico para concluir o Cadastro Nacional de Unidades de Conservação (CNUC) de 14 das 42 UCs, entre municipais e reservas particulares. Sem o CNUC o MMA não reconhece a área no Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), o que impossibilita o reconhecimento do mosaico.

O projeto tem o apoio do TFCA, uma lei americana de 1998 que viabiliza a troca de parte da dívida de um país com os EUA por investimentos na conservação e no uso sustentável das florestas. O Funbio é a secretaria executiva do Comitê da Conta TFCA no Brasil, presidido pelo Ministério do Meio Ambiente.

Situação

Concluído

Ano início

0731

Bioma

Cerrado

'