AMAZÔNIA VIVA

voltar

Amazônia Viva

Mecanismo de Financiamento Amazônia Viva fortalece organizações, negócios e a cadeias da sociobiodiversidade

A NATURA, a VERT Securitizadora e o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO) se uniram para implementar o Mecanismo de Financiamento Amazônia Viva visando fortalecer organizações, negócios e as cadeias da sociobiodiversidade amazônica e seus territórios. O Amazônia Viva é um mecanismo de financiamento híbrido (blended finance) composto por um veículo de crédito e um fundo de investimentos não-reembolsáveis alinhados sob o mesmo processo de governança.

O mecanismo opera por meio de dois instrumentos principais: o primeiro é estruturado na forma de um certificado de recebíveis do agronegócio (CRA) gerido pela VERT, uma das maiores securitizadoras do país. Esse título oferece financiamentos anuais às cooperativas e associações da sociobiodiversidade na Amazônia e o crédito é utilizado, sobretudo, como capital de giro para safras anuais, tornando as operações mais eficientes e aumentando a produtividade.

A Natura participa como investidora e atua como off-taker (previsão de compra de safras) e será um instrumento mitigador de riscos para outros investidores.

Já o segundo é um fundo filantrópico não-reembolsável, o chamado Fundo Facilitador (ECF ou Enabling Conditions Facility) gerido pelo FUNBIO. O propósito do ECF é realizar investimentos estruturantes na capacitação das cooperativas e associações, em iniciativas de conservação e e outros temas que fortaleçam as cadeias da sociobiodiversidade e os territórios onde elas estão presentes, especialmente, jovens e mulheres.

O diferencial do Mecanismo Amazônia Viva é justamente a introdução imediata de um grande comprador (Natura), investindo na operação financeira e adquirindo insumos da sociobiodiversidade. A expectativa é que nos próximos 10 anos, o Amazônia Viva impulsione o desenvolvimento econômico e sustentável em 16 territórios e beneficie mais de 10 mil famílias da região em 16 territórios.

Amazônia e a economia que vem da floresta

A Amazônia brasileira representa 28% das florestas tropicais do planeta. No entanto, a região contribui com menos de 1% do mercado global de 175 bilhões de dólares americanos para produtos compatíveis com a floresta. A sociobiodiversidade brasileira precisa de capacidade produtiva, tecnologia, conhecimento, infraestrutura e financiamento. O mecanismo de financiamento Amazônia Viva foi desenvolvido com o objetivo de fortalecer estes aspectos nas cadeias de produtos da sociobiodiversidade da região.

ODS

 

Situação

Em Andamento

Bioma

Amazônia

'