Unidades de Conservação
Instituição responsável: Aliança da Terra
O projeto busca implementar um modelo inovador e replicável de Manejo Integrado do Fogo de Base Comunitária (MIFBC) em três Unidades de Conservação de Minas Gerais: o Parque Estadual da Serra do Cabral, o Parque Estadual Verde Grande e o Parque Estadual Lagoa do Cajueiro. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a governança territorial, integrar saberes tradicionais e ciências, e promover a conservação da biodiversidade do Cerrado por meio de ações colaborativas que envolvam gestores, comunidades locais e pesquisadores.
O projeto está estruturado em três objetivos específicos interligados:
1. Fortalecer a governança do Manejo Integrado do Fogo de Base Comunitária (MIFBC) nas áreas de abrangência, promovendo capacitações, sensibilizações e alinhamento estratégico entre atores locais.
2. Promover a integração social e institucional para desenvolver estratégias colaborativas de Manejo Integrado do Fogo (MIF) em mosaico nas Unidades de Conservação de Minas Gerais.
3. Monitorar os impactos ecológicos do fogo, conduzindo projetos de pesquisa em diferentes grupos taxonômicos no Parque Estadual da Serra do Cabral.
Com duração prevista de 24 meses, os principais resultados esperados com a implementação do projeto são:
Fortalecimento da governança local e promoção da corresponsabilidade na gestão do fogo, através do engajamento de comunidades e treinamentos de brigadistas voluntários/comunitários, com especial atenção à participação de mulheres e jovens; Integração de saberes tradicionais e acadêmicos, assegurando soluções adaptativas e eficazes para a conservação do Cerrado; Implementação de PMIFs, por meio de apoio técnico e logístico em queimas previstas no Parque Estadual da Serra do Cabral, fortalecendo a resiliência socioambiental das paisagens e das populações locais; Geração de conhecimento científico aplicado, contribuindo para o aperfeiçoamento das estratégias de manejo do fogo baseadas em evidências científicas.
Alinhado à Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo (PNMIF) e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), esta proposta apresenta uma abordagem robusta para mitigar os riscos de incêndios florestais, conservar a biodiversidade do Cerrado e promover a manutenção dos serviços ecossistêmicos e uma governança ambiental mais justa e inclusiva.
A implementação desta iniciativa representa um passo significativo na construção de territórios mais resilientes e sustentáveis, com potencial de replicabilidade em outras regiões do bioma Cerrado.
SituaçãoEm Andamento |
BiomaCerrado |