voltar

Unidades de Conservação

Instituição responsável: Fundação Neotrópica do Brasil

O projeto é uma iniciativa da Fundação Neotrópica do Brasil em parceria com o Instituto Terra Brasilis de Desenvolvimento Socioambiental (ITB) e Parque Nacional da Serra da Bodoquena, com o objetivo de contribuir com a redução de incêndios florestais no entorno do parque, que ameacem a integridade desta Unidade de Conservação.

A proposta tem a duração de 24 meses e os seguintes objetivos específicos:
1. Fornecimento de equipamentos e treinamento a quatro brigadas comunitárias em comunidades no entorno do Parque Nacional da Serra da Bodoquena.
2. Promoção de educação ambiental referente a práticas agrícolas conservacionistas com objetivo de diminuição no uso do fogo.
3. Mapear a zona de amortecimento da Unidade de Conservação a fim de identificar as áreas com acúmulo de material combustível, planejar acessos e pontos de aceiros ações de contingência a incêndios nas adjacências.
4. Instalar uma torre de monitoramento em tempo real com câmera de alta resolução assim como uma sala de situação integrando o sistema de monitoramento da Serra da Bodoquena composto por outras 3 torres de monitoramento em implantação na Terra Indígena Kadiwéu, ampliando a cobertura para mais de meio milhão de hectares.
5. Monitorar os focos de incêndio durante os períodos críticos por meio do uso de plataformas geoespaciais.

Situação

Em Andamento

Bioma

Cerrado

'