Takatxi Nhipukutximyna – Plantio de árvores para nossa alimentação tradicional

voltar

Foto: Victor Moriyama/FUNBIO

 

Instituição Responsável: Associação dos Produtores Indígenas da Terra Caititu – APITC

Resumo do Projeto: O projeto tem o objetivo de fomentar a produção sustentável e recuperação de áreas degradadas dentro da Terra Indígena Caititu, contribuindo para a implementação do seu Plano de Gestão Territorial e Ambiental – PGTA, em um contexto crítico de avanço de desmatamento do sul do Amazonas. A iniciativa também pretende  proporcionar o fortalecimento institucional da APITC e a valorização de conhecimentos tradicionais de mulheres indígenas, especialmente relacionados ao cultivo de plantas medicinais e beneficiamento de frutos, raízes, sementes e flores.

É esperado que a iniciativa auxilie na redução dos impactos do desmatamento e conservação da floresta, e contribua para a segurança alimentar e saúde dentro da  TI Caititu, que se encontra em um contexto cada vez mais complexo em função da proximidade do centro urbano de Lábrea.

Ao final do projeto, espera-se que a associação esteja mais fortalecida e com maior capacidade de gestão para contribuir diretamente no apoio às aldeias, absorvendo suas demandas. E, ainda, que fortaleça sua atuação no território, sua autonomia na busca por novas parcerias institucionais (locais e regionais) e sua resistência em demonstrar que outras formas de desenvolvimento e geração de renda com a floresta em pé são possíveis. O projeto terá duração de um ano e meio.

Estado: Amazonas

Terra Indígena: Caititu

Povos: Apurinã, Paumari, Jamamadi e Karipuna

Situação

Em Andamento

Bioma

Amazônia

'