O subprojeto Desenvolvimento da Pesca tem como pilar o princípio da economia solidária, buscando acolher e potencializar a atividade pesqueira artesanal na disputa que ela trava com a pesca industrial. Com a lógica da colaboração, a economia solidária se antagoniza à competição que norteia a disputa na economia de mercado. O objetivo geral da proposta é apoiar organizações de pescadores de Niterói (Jurujuba, beira da lagoa de Piratininga e Boa Viagem) e São Gonçalo (Porto Velho, Gradim, Boa Vista, São Gabriel, Guaxindiba, Porto Novo, Boassú e Pedrinhas), buscando fortalecer seu processo produtivo, de comercialização e estruturação da cadeia de valor.
Para atingir esse objetivo o subprojeto prevê ações para ampliar a formação dos pescadores/as e sua participação social; potencializar a produção com compra de equipamentos e melhorias da infraestrutura, otimizando todas as etapas da cadeia de valor da pesca; viabilizar apoio jurídico e contábil para cada associação, permitindo que cada aglutinada se torne apta a ter acesso a financiamento e comercialização formal; e caracterizar a atividade pesqueira e extrativista das comunidades aglutinadas.
O subprojeto atuará durante dezoito meses e ao final espera-se que aproximadamente 225 pescadores e pescadoras tenham formação em cooperativismo, economia solidária e técnicas de beneficiamento do pescado.
Quando utilizar: Participantes de processos de compras e contratações que entendam que a política de compras e contratações do FUNBIO não foi observada em algum processo específico.
Quando utilizar: O FUNBIO, declara-se responsável pelo tratamento e proteção dos dados pessoais e sensíveis, para os fins indicados em sua Política de Privacidade. O FUNBIO disponibiliza este canal como meio de contato sobre qualquer assunto relacionado a esta Política de Privacidade.