FUNDO ABROLHOS TERRA E MAR

voltar

O que é

O Fundo Abrolhos Terra e Mar tem como principal objetivo apoiar a criação, a consolidação, a manutenção e o fortalecimento institucional das Unidades de Conservação (UCs) federais do sul da Bahia e do extremo norte do Espírito Santo, vinculadas ao território Abrolhos Terra e Mar. Ele abrange a Mata Atlântica e 89 milhões de hectares de ecossistemas marinhos e costeiros que concentram maior biodiversidade do Atlântico Sul.

Além de abrigar os maiores e mais diversos recifes de corais do Brasil, a região é berçário de baleias jubarte e nela se encontram os maiores remanescentes de Mata Atlântica do Nordeste do país. No território há 19 UCs federais, que compreendem cerca de 48 milhões de hectares de áreas protegidas.

O mecanismo financeiro, desenhado pelo FUNBIO, também gestor financeiro e executivo, conta com o apoio técnico  da CI-Brasil e financeiro do Global Conservation Fund (GCF), da Conservation International (CI). O fundo é privado, com governança público-privada.

O fundo é aberto para receber doações de ONGs, agências bi e multilaterais, empresas e instituições nacionais e internacionais, pessoas físicas, e também ser destino de recursos oriundos de obrigações legais, como compensações ambientais, condicionantes de licenciamento, termos de ajustamento de conduta.

*denominação dada pela CI-Brasil, parceira da iniciativa que atua há mais de duas décadas na região.

 

ODS

Situação

Em Andamento

Ano início

2016

Bioma

Marinho Costeiro, Mata Atlântica

'

Parceiros

Nome da empresa