Instituto de Pesquisa e Formação Indígena – IEPÉ

voltar

Foto: Marizilda Cruppe/FUNBIO

 

O Instituto de Pesquisa e Formação Indígena (IEPÉ) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, fundada em 2002, com 19 anos de atuação com as terras indígenas do Amapá e norte do Pará, onde existem centenas de aldeias e dezenas de povos, como também outras comunidades no entorno dessas terras indígenas e unidades de conservação, como castanheiros, ribeirinhos, pescadores e quilombolas.

O projeto será executado pelo IEPÉ, com famílias agroextrativistas que vivem no interior e entorno da FLONA (Floresta Nacional do Amapá). Algumas dessas famílias são organizadas em uma associação, de base comunitária, chamada Associação de Mulheres Extrativistas do Araguari – Sementes do Araguari. As mulheres que constituem a associação coletam alguns produtos florestais não madeireiros – PFNMs na FLONA, como andiroba, fava, copaíba, pracaxi, breu branco, das quais extraem óleo, de maneira tradicional, para comercializar o óleo e também para produzir fitocosméticos.

O  objetivo geral desse projeto é apoiar a Associação de Mulheres Extrativistas do Araguari – Sementes do Araguari, nas boas práticas de manejo dos produtos que elas já trabalham, na viabilização da coleta e manejo de outros PFNMs (cipó-titica e plantas ornamentais presentes nas árvores que serão derrubadas no manejo madeireiro), fomentando a aplicação de técnicas e ferramentas adequadas em todo o processo de extração e produção, apoiando também o manejo florestal de uso múltiplo na FLONA e a bioeconomia da região.

Situação

Em Andamento

'

Parceiros

Nome da empresa