GEF MAR

voltar

O que é

Foto: Foz do Rio Manguaba, Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais, Iran Normande

O Brasil ultrapassou a meta de proteger 10% de suas áreas marinhas protegidas. Com apoio do Projeto Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas (GEF Mar), em 2018, quatro novas unidades de conservação (UCs) federais foram criadas, um salto de 1,5% para 26,3%, cerca de 940 mil Km², área maior que a dos estados de Goiás e Minas Gerais juntos. Cerca de 1,2 mil espécies de peixes, 100 de aves marinhas e mais de 50 de mamíferos marinhos vivem na costa do Brasil.

O Projeto Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas – GEF Mar – é um projeto do Governo Federal, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). Inicialmente executado com recursos de doação do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês), por meio do Banco Mundial, o projeto tem gestão  financeira e operacional do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO) por meio dos Acordos de Contribuição Financeira Não Reembolsável celebrados entre o FUNBIO e a Petróleo Brasileiro S.A – Petrobras – com anuência do Instituto Brasileiro dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA, em 31/10/2018 e em 29/09/2022.

A iniciativa tem entre os principais objetivos, buscar mecanismos para a sustentabilidade financeira das unidades de conservação marinhas e costeiras do Brasil. Até o momento o GEF Mar apoia 30 unidades de conservação (UCs), cerca de 93 milhões de hectares e sete centros de pesquisa.

 

ODS

Situação

Em Andamento

Ano início

2014

Bioma

Marinho Costeiro

30

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO APOIADAS

93

MILHÕES DE HECTARES

7

CENTROS DE PESQUISA

12

ESTADOS ALCANÇADOS

115

BOLSISTAS APOIADOS

4

PROJETOS DE ASSOCIAÇÕES DE PESCADORES APOIADOS

'

Parceiros

Nome da empresa