O projeto visa o desenvolvimento de ações que objetivam o fortalecimento da cidadania e a sustentabilidade do território e das famílias, com atenção especial na atuação de mulheres e jovens, por meio da articulação de ações que buscam a preservação do meio ambiente, a geração de renda e de trabalho de forma coletiva, articulando o fortalecimento de núcleos produtivos existentes, o fortalecimentos da articulação política e cultural, através do princípios da economia solidária, visando o fortalecimento das organizações comunitárias, atreladas a um processo de educação ambiental e formação contínua. Ela será desenvolvida nas comunidades quilombolas e ribeirinhas que compõem a Reserva Extrativista Marinha Baía do Iguape – RESEX, abrangendo os municípios de Cachoeira, São Félix e Maragogipe.
Apesar das dificuldades econômicas, conflitos de terra com latifundiários e impactos ambientais causados por empresas de grande porte na região, as comunidades resistem graças a processos históricos de luta e valorização de suas culturas tradicionais. Neste contexto, esta proposta busca resolver demandas mais latentes dentro do escopo deste edital, contemplando os três municípios da RESEX de forma integrada.
Os objetivos delineados para tal empenho estão listados a seguir:
Objetivo Específico 1: Fortalecer a cidadania e a organização coletiva nas comunidades com especial atenção na atuação das mulheres. Resultados esperados: estruturação de cinco associações comunitárias locais e realização de 48 horas de processos formativos contando com a participação das comunidades atendidas e de Encontros para mobilização e debate. Aquisição de equipamentos e insumos para associações comunitárias das comunidades; Realização das Formações em economia solidária e sustentabilidade nas três cidades participantes (24h cada); Realização dos Cursos de Elaboração de Projetos Sociais nas três cidades participantes (24h cada); Realização do Fórum das Mulheres da RESEX.
Objetivo Específico 2: Fortalecer a cidadania, a cultura local e a organização coletiva para a juventude. Resultados esperados: estruturação de, pelo menos, 5 Infocentros voltados à capacitação em informática e produção em comunicação, com foco na juventude local; disponibilização de equipamentos e instrumentos para, pelo menos, um grupo cultural da Resex; e criação de instância de articulação e debates sobre questões da juventude da RESEX. Aquisição de equipamentos para constituição de cinco infocentros nas comunidades atendidas; Aquisição de equipamentos e materiais para ações culturais das comunidades atendidas; Realização do Fórum da Juventude da RESEX.
Objetivo Específico 3: Fomentar a produção coletiva com vistas à melhoria de renda das mulheres. Resultados esperados: capacitação, estruturação e suporte técnico a empreendimentos de beneficiamento de frutas em cinco comunidades da RESEX; e estruturação de roteiros turísticos comunitários em comunidades da RESEX. Aquisição de equipamentos e insumos para núcleos produtivos formados por mulheres; Estudo e elaboração de embalagens e rótulos para os produtos da Resex; Formação em Turismo Comunitário com produção associada ao turismo; Desenho coletivo de três roteiros turísticos comunitários, com os respectivos atrativos e pontos de visitação. Planeja-se a realização do projeto em 18 meses e ao seu final espera-se alcançar melhorias na organização coletiva das comunidades, tanto na atuação produtiva como na articulação política local, com ganho de autonomia para as mulheres e maior engajamento dos jovens nas questões das comunidades.
SituaçãoEm Andamento |
BiomaMarinho Costeiro |