O projeto é executado pela Federação das Associações da Reserva Extrativista Marinha do Corumbau (FAREMCO) e visa fortalecer a autonomia das associações comunitárias da RESEX Corumbau (BA), promovendo articulação entre comunidades pesqueiras e aldeias indígenas Pataxó para garantir a gestão participativa do território, valorização da cultura local e fortalecimento no enfrentamento dos efeitos das mudanças climáticas. As ações incluem capacitações, estruturação de associações lideradas por mulheres, apoio a eventos culturais, incentivo ao turismo de base comunitária e articulação para inserir o pescado artesanal na merenda escolar da região.
Participam do projeto 11 comunidades nos municípios de Prado e Porto Seguro (BA), entre elas aldeias como Barra Velha, Dois Irmãos e Bugigão, e comunidades como Corumbau, Caraíva e Cumuruxatiba. Essas populações enfrentam desafios como poluição marinha, especulação imobiliária, turismo desordenado e dificuldades de comercialização do pescado local.
Ao final do projeto é esperado o fortalecimento dos vínculos territoriais, ampliação da atuação dos jovens e mulheres nas decisões coletivas, e implementação um plano de contingência diante de eventos climáticos extremos. Com duração de 18 meses, o projeto aproximadamente 600 pessoas.
Quando utilizar: Participantes de processos de compras e contratações que entendam que a política de compras e contratações do FUNBIO não foi observada em algum processo específico.
Quando utilizar: O FUNBIO, declara-se responsável pelo tratamento e proteção dos dados pessoais e sensíveis, para os fins indicados em sua Política de Privacidade. O FUNBIO disponibiliza este canal como meio de contato sobre qualquer assunto relacionado a esta Política de Privacidade.