O projeto desenvolvido pela Comissão Nacional para o Fortalecimento das Reservas Extrativistas Povos e Comunidades Tradicionais Extrativistas Costeiras e Marinha (CONFREM) busca fortalecer o protagonismo de mulheres e jovens das comunidades tradicionais pesqueiras dos estados de Alagoas e Santa Catarina, promovendo a valorização dos saberes locais e a construção de alternativas sustentáveis para a pesca artesanal. Por meio da formação de redes nacionais de integração, capacitações e intercâmbios, a proposta estimula a troca de conhecimentos intergeracional, o fortalecimento do uso sustentável de recursos naturais e o fortalecimento comunitário.
Cinco comunidades compõem a iniciativa: Barra de Santo Antônio, Barra de Camaragibe e Paripueira (AL), Ibiraquera e Garopaba (SC), todas localizadas em Áreas de Proteção Ambiental (APA Costa dos Corais e APA da Baleia Franca). Essas comunidades enfrentam desafios como racismo ambiental, mudanças climáticas, turismo predatório, poluição e pressão de empreendimentos.
A iniciativa propõe ciclos formativos, ações de educomunicação, qualificação em beneficiamento do pescado e a criação de uma plataforma online de vendas, fortalecendo a cadeia produtiva e a economias locais. Com duração de 20 meses, o projeto beneficiará cerca de 360 pessoas e visa estimular o engajamento político e a autonomia das populações tradicionais na gestão dos seus territórios.
Quando utilizar: Participantes de processos de compras e contratações que entendam que a política de compras e contratações do FUNBIO não foi observada em algum processo específico.
Quando utilizar: O FUNBIO, declara-se responsável pelo tratamento e proteção dos dados pessoais e sensíveis, para os fins indicados em sua Política de Privacidade. O FUNBIO disponibiliza este canal como meio de contato sobre qualquer assunto relacionado a esta Política de Privacidade.