FURNA FEIA: RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS E APOIO À SUSTENTABILIDADE LOCAL

voltar

O QUE É

Foto: Marizilda Cruppe/FUNBIO

Instituição Responsável: Organização Sertaneja dos Amigos da Natureza – SOS SERTÃO

 

O projeto visa a manutenção e a preservação da biodiversidade do Parque Nacional da Furna Feia por meio de um Plano de Recuperação de Áreas Degradadas  com a participação da comunidade local. O método de recuperação principal será o plantio de espécies nativas.

A seleção das unidades a serem revegetadas terão como base os critérios de níveis de degradação, maximizando os benefícios dos investimentos diretos em ações de restauração do ecossistema. A definição das metodologias de restauração de cada uma das unidades selecionadas será feita com base no seu potencial de auto-recuperação, as quais serão identificadas, caracterizadas e quantificadas no campo.

Além disso, algumas ações serão destinadas às atividades de educação ambiental e sensibilização da comunidade do entorno, visando o comprometimento e a participação da comunidade local no processo de recuperação.

Espera-se que, ao final do projeto, as áreas selecionadas para revegetação atinjam os níveis previstos sendo auto-sustentável, dispensando intervenções antrópicas e, que as ações de formação e sensibilização contribuam para a maior aproximação da comunidade local no sentido de manejar sustentavelmente estes ecossistemas, como preconiza a Agenda 2030 da ONU com o compromisso de cidades e comunidades sustentáveis.

Situação

Em Andamento

Bioma

Caatinga

'