CADEIA PRODUTIVA DA RESTAURAÇÃO NA FLONA DO ARARIPE-APODI

voltar

o que é

Foto: Marizilda Cruppe/FUNBIO

Instituição Responsável: Centro de Pesquisa Ambientais do Nordeste – CEPAN

 

O projeto tem por objetivo elaborar e implementar um Plano de Recuperação de Áreas Degradadas no entorno da Floresta Nacional (FLONA) do Araripe-Apodi, localizada no domínio do bioma Caatinga, bem como dar os primeiros passos na estruturação de uma cadeia produtiva de restauração florestal baseada no fortalecimento de seus elos mais estratégicos: os coletores de sementes e produtores de mudas de espécies nativas da região.

A meta global do projeto é restaurar 50 hectares de áreas degradadas no entorno da Unidade de Conservação, priorizando metodologias de baixo custo que possam garantir o ganho de escala e apresentem maior probabilidade de êxito durante a execução do projeto.

Serão selecionadas áreas onde os percentuais de cobertura florestal, fatores de degradação e situações ambientais sejam mais adequados à execução das atividades de restauração florestal de baixo custo, utilizando diferentes técnicas consolidadas nas atividades executivas de restauração. Também serão outros métodos de restauração de baixo custo, como o enriquecimento de espécies em áreas com histórico de degradação por queimadas frequentes, adensamento e semeadura direta.

Situação

Em Andamento

Bioma

Caatinga

mapa de atuação

Expandir o mapa