PRO-APA SUSTENTÁVEL – RECUPERAÇÃO NA APA DO IBIRAPUITÃ

voltar

o que é

Foto: Alexandre Ferrazoli/FUNBIO

Instituição Responsável: Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil – SAVE BRASIL

O projeto tem como objetivo geral a redução da degradação da biodiversidade em áreas prioritárias de campos nativos dentro da APA de Ibirapuitã (RS) através do combate direto e prevenção da invasão por capim annoni (Eragrostis plana) e controle populacional de javalis (Sus scrofa).

A primeira etapa do projeto consiste no planejamento participativo das atividades e definição das áreas a serem recuperadas dentro da APA. Após a etapa de planejamento será implementado o plano de recuperação direto em 1500 hectares de áreas invadidas por capim annoni e 2.250 hectares de áreas com presença de javalis.

Em paralelo o modelo de atuação da Alianza del Pastizal será expandido para as propriedades situadas no interior da APA com o objetivo de que 40 novas propriedades sejam certificadas pela Alianza correspondendo a 10.000 hectares de campos nativos conservados através de melhores práticas de manejo.

Como forma de avaliação da efetividade das ações para a conservação da biodiversidade serão monitorados a riqueza e composição de aves e vegetação (gramíneas) nas áreas de recuperação direta e outras propriedades parceiras do projeto. Estima-se que 80 produtores serão diretamente beneficiados com ações do projeto e outros 700 se beneficiarão indiretamente considerando apenas a área da APA.

Situação

Em Andamento

Bioma

Pampa

'